TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado nos anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo:Flaviane de Fátima  Leopoldino

RGM:20844484

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Data:23/05/2021

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Estagio – Plano emergêncial

ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4

Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade (mínimo 45 linhas).

A competência geral da educação básica de numero 4 vem falar da comunicação utilizando-se de diversos tipos de linguagens, seja para expor ideias, seja no cotidiano ou seja em sala de aula.

Utilizamos as diferentes linguagens, verbal, oral, libras como linguagem visual, ne a linguagem escrita, linguagem corporal, visual, sonora e digital.

A competência “comunicação” nos leva a entender a linguagem como forma de chegar ao conhecimento mútuo, e essa competência pode ser utilizada em todas as áreas de conhecimento.

A capacidade de ouvir e se expressar é muito importante e deve ser incluso no curso de linguagens, de forma que a linguagem verbal seja utilizada com clareza, onde a pessoa saiba interagir com diferentes interlocutores, passando e recebendo informações. A escuta deve ser bem trabalhada para que a criança tenha respeito a ideia do outro Até mesmo pra aprender tem que saber escutar.

Para que a criança se comunique bem , ela deve saber se expressar utilizando de varias formas de linguagens, enfatizando que a comunicação se da também por meio da escuta e do dialogo.

As competências da bncc 4 de suma importância são: A escuta, ou seja, ter atenção, respeitar as ideias alheias.  

A expressão, na capacidade de desenvolver aspectos retórico de comunicação verbal, expressar ideias, opiniões  e emoção, sempre de maneira mais clara possível, para isso a criança deve aprender a se expressar, a se sentir bem em expor suas ideias, seus sentimentos. A falta de comunicação ou a dificuldade de se expressar pode nos levar a ter varias dificuldades na vida, pra isso é importante desenvolver essa competência.

A discussão, apresentando de forma que tenha muita clareza nas ideias para que as pessoas cheguem a um dialogo onde todos se entendam.Aprender que a discussão é expor as ideias e apresenta-las de forma clara, ouvindo e expressando suas ideias.

A comunicação multi letramento, ou seja, comunicação verbal, textual, corporal, artísticas e cientificas,  (fala, escrita, artes, musicas) podendo utilizar-se das diversas multimídias existentes hoje.

Contextualizar o social do conhecimento partilhando para chegar ao conhecimento coletivo, respeitando as diversas formas do saber. Aprendermos a conviver, nos respeitar de forma que respeitemos as diversidades cultural existentes hoje.

O aluno deve ter a oportunidade de trabalhar com diferentes gêneros textuais  para mexer com suas emoções, despertando seu interesse sobre o  conteúdo.  Já o ato de produzir textos, podendo ser utilizado em diferentes áreas do conhecimento, mais utilizando desse processo nas aulas de português o aluno vai poder se expressar,  expor na escrita suas ideias, e ter na leitura a exposição de suas ideias, assim tendo o respeito de todos com sua criação e saber respeitar a criação do outro coleguinha. Em muitos momentos as atividades deverão valorizar as emoções, expressando sentimentos, assim o outro vera a confiança no que esta passando e sentira a vontade para também expressar suas ideias e pensamentos levando a uma comunicação satisfatória perante todas as partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com