TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  27/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.341 Palavras (14 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – EAD

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – RELATÓRIO FINAL

1        DADOS DO ALUNO/CURSO

Curso: Pedagogia – 5/A.

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul – Pólo Nova Andradina/MS.

Nome: Christian Pompeo Bortoloni.

RGM: 18432077.

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Ano/semestre: 2019 – 2º semestre.

Quantidade de horas realizadas: 100 horas.

2        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Instituição Estagiada: EMEF “Antonio Felix Gonççalves”.

Endereço: Rua Londrina, nº 76, quadra 14, Centro, Primavera-SP.

Dependência Administrativa: Publica.

Diretoria/Secretaria: Secretaria Municipal de Educação do Município de Rosana-SP.

Nível Escolar: Anos Iniciais do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano.

A instituição possui em sua estrutura física: Almoxarifado de Educação Física; Biblioteca; Cozinha ampla; Dois banheiros para funcionários (masculino/feminino); Dois banheiros para os alunos, cada um contendo cinco divisórias com vasos sanitários cada, pia para de higienização e vestiários desportivos; Doze salas de aula; Duas dispensas (uma para alimentos e outra para produtos de limpeza e equipamentos em geral); Quadra poliesportiva; Refeitório para alunos; Sala de AEE (Atendimento Especializado a Especiais); Sala de coordenação; Sala de funcionários; Sala de Professores; Sala de reforço; Sala de reunião Pedagógica; Sala dos professores; Sala Odontológica; Um laboratório de informática; Um pátio coberto; Uma área grande calçada sem cobertura; Uma diretoria; Uma sala de Artes; Uma sala de Inglês; Uma sala de vídeo; Uma secretaria. Esta é toda feita em alvenaria, a iluminação em todos os ambientes é adequada e suas paredes são de cores claras e agradáveis, o prédio é muito bem seguro, garantindo assim, total tranqüilidade para o trabalho proposto.

Atualmente a instituição conta com um quadro de funcionários preparados de acordo com suas funções. A equipe é composta por: Vinte (20) professores formados em Pedagogia e outras licenciaturas com pós-graduação; Sete (07) professores PEB II: Educação Física, Inglês e Artes/Musicalização; Um (01) professor PAE – Professor de Atendimento a Especiais; Quatro (04) estagiários remunerados pelo CIEE estudantes de Pedagogia; Três (03) estagiários remunerados pelo CIEE estudantes de 2º Grau; Oito (08) funcionários de serviços gerais; Três cozinheiras; Duas auxiliares de cozinha; Três secretários; Uma diretora; Uma PAD – Professor de Ajuda a Direção; E duas coordenadoras pedagógicas. No total a instituição conta com quarenta e oito (48) funcionários e sete (07) estagiários.

Sendo o funcionamento de segunda a sexta-feira, das sete horas à dezoito horas com oferecimento dos anos iniciais do Ensino Fundamental para crianças de três (06) a dez (10) anos, que são distribuídas de seguinte forma e quantidade de alunos: Turno da Manhã – primeiros anos A e E, segundos anos A e B, terceiros anos A e B, quartos anos A e B; e quintos anos A e B. Turno da Tarde – primeiros anos B, C e D, segundos anos C, D e E, terceiros anos C e D, quarto ano C e quinto ano C.

 3        INTRODUÇÃO

O objetivo deste estudo é apresentar as principais reflexões realizadas no estágio, a partir dos dados obtidos em trabalho de campo foi possível verificar que os professores consideram importante o trabalho, o que levará a melhor aprendizagem pelo aluno, mas, não obstante, apontam muitos obstáculos para realizar este trabalho. Tardif e Lessard (2005) destacam alguns fatores que possibilitam o trabalho coletivo na instituição escolar, são eles: espaço do ambiente, estabilidade da equipe escolar, boas relações pessoais, existência de um projeto coletivo na escola, concepção da equipe gestora ancorada na gestão participativa, processos de formação continuada que promova a participação e bom relacionamento entre escola e comunidade escolar. Compreende-se que esses fatores mencionados são indispensáveis à construção e a efetivação do trabalho coletivo.

O estágio ocorreu na instituição EMEF “Antonio Félix Gonçalves”, ocorrendo entre os dias 07 de Agosto ao dia 11 de Outubro do ano 2019, no período da manhã, no horário das sete horas (07h00) até as onze horas e trinta minutos (11h30), totalizando 100 (cem) horas de efetivo estágio. Esta etapa proporcionou uma oportunidade para escolha profissional e correspondência de aptidão técnica. O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas, ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade.

Nesse sentido, o estágio é uma atividade de conhecimento e compreensão das finalidades que compõem o processo de formação docente, é “instrumentalizadora da práxis educacional (...) de transformação da realidade existente” (PIMENTA, 1995, p. 122). Todavia, vale ressaltar que o estágio não é o único espaço de formação com a prática, de acordo com as diretrizes curriculares, a aproximação com a prática deve se dar ao longo do curso com a teorização permanente da prática educativa. Muitas são as dúvidas sobre a ação efetiva dos sujeitos, quer na escola fundamental quer no meio acadêmico, quanto à condução do processo educativo/formativo de professores e alunos, para que se alcance qualidade de ensino e de aprendizagem. Nos debates e discussões sobre as metas que se deseja alcançar, os docentes adquirem fôlego redobrado quando se propõem a abraçar idéias desafiadoras.

Assim, ao preparar o pedagogo para atuar em diferentes espaços educativos tem sido o grande desafio da Educação Superior. As Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia nos dão a certeza dos papéis a serem desempenhados pelos pedagogos e da formação mais adequada ao exercício da profissão. Certamente ainda restam algumas questões que demandam esclarecimento e definições no sentido de salvaguardar o espaço social, político e profissional do pedagogo.

4        PERFIL DOS PROFESSORES

Reflexo da demanda por maior qualificação e formação, fruto das reformas educacionais da década de 1990 e nas mudanças na legislação que ocorreram no mesmo período, observou-se um expressivo aumento no número de professores/as com pós-graduação, sendo que noventa e nove por cento dos professores da escola estagiada são formados em pedagogia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com