TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

1) DADOS DO ALUNO/CURSO

Curso: Pedagogia

Instituição: Unifran – Universidade de Franca

Nome: 

RGM: 

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ano/semestre de realização do estágio: primeiro semestre de 2020

Quantidade de horas realizadas: 52 horas (dispensa do restante da carga horária, pois sou docente).

2) CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: 

Endereço/ região da cidade em que se situa:

Dependência administrativa: Privada.

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Superintendência Regional de Ensino/SER – Ponte Nova/MG.

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): 5º ano do Ensino Fundamental.

        

A escola apresenta um ambiente bastante limpo e organizado, pelo menos 5 pessoas são responsáveis pela limpeza e organização, em cada turno escolar, das áreas comuns, banheiros e salas de aula. Ao final de cada período, as salas são limpas e as carteiras organizadas para o próximo turno. Todas as salas possuem ventiladores, aparelhos climatizadores evaporativos e ainda as salas do 3º ano do ensino médio são equipadas com ar condicionado. De uma maneira geral, a escola é bem ventilada e também bem iluminada, nas salas de aula há pelo menos 8 lâmpadas fluorescentes que proporcionam bastante iluminação para o desenvolvimento da pratica pedagógica. Os quadros ou lousas que os professores utilizam para escrita são todos para uso com giz e apresentam bom estado de conservação. A escola possui uma quantidade satisfatória de aparelhos eletrônicos que auxiliam na prática docente (todas as salas já possuem computador e Datashow). Há na secretaria, à disposição dos professores, repetidores de sinal de internet, caso o professor opte que seus alunos utilizem seu próprio aparelho de celular para realizar alguma pesquisa ou atividade com uso da internet.

        A escola possui um laboratório de ciências/química/física/biologia bastante amplo e bem equipado, com reagentes, vidrarias, amostras de animais em vidros, estruturas do corpo humano e bancadas e banquetas suficientes para que os professores possam ministrar sua aula no próprio laboratório. A biblioteca é espaçosa, conta com um número elevado de livros, obras literárias, apostilas, etc, tem espaço para leitura com mesas de estudo em grupo ou individualizadas e o aluno tem a possibilidade de pegar emprestado algum livro para levar para casa. A escola conta ainda com uma quadra poliesportiva em ótimas condições de conservação, sendo coberta, com placar eletrônico. Há ainda, sala de informática, de robótica, de artes, de música, um pátio amplo para as crianças poderem brincar no intervalo e a cantina é bem limpa e arejada e conta com 4 funcionários que vendem lanches saudáveis e balanceados para os alunos. A escola é equipada com 2 elevadores que facilitam a movimentação de pais, alunos e professores pelas dependências do colégio.

        

3) INTRODUÇÃO

        O estágio foi realizado no colégio Ângulo de Viçosa, totalizando 52 horas de observação presencial na turma do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, no período de 13:45 às 18:15, entre os dias 10 de fevereiro de 2020 a 02 de março de 2020.

        A regente de aula, a qual acompanhei e fiz minhas observações, possui Licenciatura em Pedagogia. Atua há mais de 20 anos no segmento do ensino fundamental (anos iniciais) e também possui experiência na educação infantil. Possui grande facilidade em propor aos seus alunos o que pretende, com didática e carinho.

        A sala de aula observada contava com 25 alunos, com faixa etária entre 10 anos e 11 anos e nenhuma criança era portadora de necessidades especiais. A professora regente contava com o auxílio de uma professora monitora que a acompanhava em vários momentos na sala de aula. De uma forma geral, a estrutura da escola é muito boa, tem espaço suficiente nas salas de aula, banheiros, pátio condizente com o número de alunos matriculados. Os demais profissionais que trabalham na escola passam constantemente por treinamentos e “reciclagens’, principalmente, para lidar com crianças nessa faixa etária e até menor na educação infantil.

O trabalho da professora é norteado por um planejamento semestral junto à coordenação, porém ela tem total liberdade para ir modificando e adaptando o mesmo às necessidades de sua turma ao longo das semanas. Os fundamentos teóricos estão em total acordo à BNCC e sua linha de atuação segue o pensamento construtivista de Jean Piaget, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem através de atividades onde a criança tem liberdade para se expressar, comunicar, escolher, relatar vivências e até angústias/medos e isso, ajuda a professora a alcançar seus objetivos junto às crianças, pois elas se sentem seguras na presença dela. As atividades são adaptadas a realidade das crianças e como a escola conta com recursos didáticos em grande quantidade e variedade, facilita essa adaptação e o estímulo das crianças em todos os sentidos, facilitando sobremaneira o processo de ensino-aprendizagem.

        Durante a realização do estágio foram observadas atividades voltadas as áreas de matemática (cálculos simples e geometria básica), português (concordância verbal, relações de sentido), ciências (funcionamento do corpo humano e alguns sistemas, como por exemplo: sistema digestório, alimentos e nutrientes), geografia (população, cidades), história (os nômades e o surgimento das cidades, religião, cultura), artes (movimentos, sons), robótica (introdução a informática, programação básica) e educação física (os tipos de jogos nas diferentes sociedades).

Podemos citar alguns exemplos de atividades realizadas pela docente, como uma que ocorreu no laboratório de ciências, no qual a professora conduziu seus alunos ao laboratório e só de estar em um ambiente diferente da sala de aula e com tanta informação diversificada, os alunos ficaram maravilhados. A professora propôs que os alunos a ajudassem a “montar” o sistema digestório. A escola adquiriu várias estruturas de corpo humano em resina/acrílico que são desmontáveis. Com isso, a professora pode explicar melhor o funcionamento do corpo humano e realizar atividades práticas que os alunos pudessem “montar” determinada parte do corpo humano que eles estão estudando naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com