TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  18/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 Curso de Pedagogia

(LICENCIATURA) - EAD

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Instituição: Unifran/Cruzeiro do Sul

Nome: Maria Edna de Jesus Fonseca Santos

RGM: 16951913

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Pedagogia

Ano/semestre de realização do estágio: 4 º semestre/2018.

1- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal Juscelino Kubitschek, localizada na Praça 11 de setembro no Bairro Vila Nova Pai Pedro-MG. A escola ministra o ensino da Educação Regular, de certa forma que suas ações, vêm sendo trabalhada, sistematicamente e com afinco, em defesa de uma educação com qualidade social. Vale ainda salientar que a escola procurar ir de encontros os desejos dos seus alunos, considerando assim a capacidade de perceber, mediar e superar os diferentes desafios atuais e futuros é uma constante na vida das pessoas, a Escola Municipal Juscelino preocupa-se em proporcionar vivências que instrumentalizem seus educandos a enfrentar os desafios cotidianos, de forma a priorizar a vida e a dignidade humana, acima de qualquer outra possibilidade e alternativa. A Escola Municipal Juscelino Kubistchek Localizada, no bairro Vila Nova na Cidade de Pai Pedro.  A escola é de rede municipal, ofertando ensino para crianças de 7 a 11 anos, inclusive crianças portadoras de necessidades educacionais, com funcionamento no turno matutino das 07h00min ás 11h20min horas e vespertino das 12h40min as 17h00min. Têm em seu quadro 25 professores, 08 serviçais, 02 auxiliar de secretaria, 02 auxiliares da educação infantil, 01 diretora, 02 supervisora. Quanto á estrutura física é uma escola de médio porte, as salas são amplas, com carteiras e cadeiras apropriadas dispostas em fileiras. Possuem banheiros femininos e masculinos, 09 salas de aula, cozinha com equipamentos e utensílios necessários. A escola dispõe-se de salas administrativas (coordenação, almoxarifado), 01 pátio e um refeitório. A escola possui uma quadra poliesportiva, onde é usada para atividades físicas e eventos da escola. Para o desenvolvimento do trabalho pedagógico a escola disponibiliza televisor, computador, DVD, aparelho de som, também oferece materiais didáticos como giz, pincel e tintas. As salas são pintadas em um tom de azul, tem piso cerâmico, duas janelas, ventilador, uma lousa branca e um armário. A escola Juscelino Kubitschek possui em seu projeto político pedagógico a missão de educar as crianças passando noções de higiene, socialização, conhecendo o mundo em que vive por meio do lúdico, proporcionando momentos divertidos e levando ao aprendizado. Tem contato com diversos materiais. Trabalha a autonomia dos alunos e realizam-se brincadeiras e atividades trabalhando as datas comemorativas. Portanto, a Escola Municipal Juscelino Kubitschek propicia um ambiente que estimule e vivencia a justiça, solidariedade, liberdade e autonomia, respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso promovendo o bem de todos, contribuiu para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito de origem, gênero etnia, cor idade e qualquer outra forma de discriminação. Assim os valores éticos da Escola Municipal Juscelino Kubitschek são vivenciados por todos os que fazem parte da comunidade escolar como pais, alunos, professores, direção e demais servidores da escola.

2- INTRODUÇÃO

O estágio realizado na Escola Municipal Juscelino Kubistchek no período de 20/03/2018 a 20/04/2018 no turno vespertino com intuito de colaborar, desenvolver a prática pedagógica. O estágio curricular é um componente obrigatório do curso de licenciatura em pedagogia, na educação fundamental foi executada de forma a serem seguidas as regras da instituição e as atividades a serem realizadas segundo o cronograma escolar.

         O desenvolvimento do trabalho na semana a ser estagiada foi realizada da seguinte forma com horário de chegada 12:40 as 17:00, com 10 minutos de antecedência do horário de chegada, tendo uma excelente recepção e acolhimento, podendo assim desenvolver as atividades com auxilio das professoras seguido por oração na quadra poliesportiva.

         Logo após dentro da sala de aula inicia se os trabalhos com a conversa dialogada, correção de tarefas, a professora trabalha o calendário (data/mês/ano), resolução de atividades e problemas matemáticos, tabelas e gráficos, interpretação de textos, textos e rimas, historia da cidade/comunidade onde vive, ainda foi trabalhado sobre o tema auto-estima e auto confiança de si próprio na oportunidade foram confeccionados cartazes, visita a biblioteca bem como o cantinho da leitura e contato com o acervo de personagens.

         A contação de historinhas foi o que mais chamou atenção, pois envolviam a todos os alunos da sala. Tudo isso para que aula não se torne cansativa e implorativa não forçando seu aprendizado, mas fazendo com que seja espontâneo e prazeroso.

        Ainda vale ressaltar que vários projetos foram trabalhados no período do estagio, bem como: Abertura do projeto de leitura, entrega da sacolinha viajante, Gincana da alimentação, Todos contra a dengue, palestras,

        Conclui-se que o estágio realizado na Escola Municipal Juscelino Kubitschek teve um total de 100 horas de aproveitamento onde todas as expectativas possíveis foram executadas, onde é rigorosamente seguida a regras para o convívio escolar dos funcionários com seus alunos e sua relação com a Diretora responsável pela escola. Podendo assim dizer que foi muito prazeroso todo carinho recebido pelas crianças, o apoio a vontade de colaborar ajudando nos e corrigindo sempre que possível a professora responsável e a auxiliar, as cantineiras, e as professoras, ou seja, todos os funcionários do educandário estão envolvidos no processo de alfabetização dos alunos.

3-PERFIL DOS PROFESSORES

        Neste estágio supervisionado foram realizadas 100 horas no 1º ano. Foi acompanhada a seguinte professora;

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Maria Ivonete de Souza Alves

1º ano

Graduada em Pedagogia e Pós graduada em Educação Especial

25

08

4- PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

A partir da observação das aulas da professora, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com