TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Fundamental

Por:   •  22/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.292 Palavras (18 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo ITAPEVI

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PALOMA FRANCO DIAS

RA: 2494632101

RELATORIO DE ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

ITAPEVI-SP

2022

PALOMA FRANCO DIAS

RA: 2494632101

RELATORIO DE ESTÁGIO  ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

                                                                       

                                                                       

Relatório apresentado à universidade anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de estágio

obrigatorio Ensino fundamental -anos iniciais

ITAPEVI-SP

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................4

LEITURAS OBRIGATÓRIAS........................................................................5

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)............................................................................................................8

ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA.................................................................................................11

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC..........................................................................................................13

CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.....................................................................................................15

PLANOS DE AULA.....................................................................................17

CONCLUSÃO ............................................................................................20

REFERÊNCIAS .........................................................................................21

INTRODUÇÃO

Neste relatório há informações referentes ao estágio adaptado que teve como tema, A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem.

A discussão  sobre a temática da interdisciplinaridade tem sido geralmente tratada sob dois grandes enfoques: o epistemologico e o pedagogico, ambos abarcando conceitos diversos e muitas vezes complementares.

No campo da Epistemologia, toma-se como categorias de estudo: o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução ,e socialização, a ciencia e seus paradigmas e o método como mediação, entre o sujeito e a realidade. Sob o enfoque pedagogico, discute-se fundamentalmente, questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.

O movimento historico que vem marcando a presença do enfoque interdisciplinar na educação constitui um dos pressupostos diretamente relacionados a um contexto mais amplo também muito complexo de mudanças, que abrange não só a área da educação, mas também outros setores da vida social como a economia, a polÌtica e a tecnologia. Trata-se de uma grande mudança paradigmática que está em pleno curso.

 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A discussão sobre a temática da interdisciplinaridade tem sido tratada por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico, ambos abarcando conceitos diversos e muitas vezes complementares. No campo da epistemologia, toma-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.

O movimento histórico que vem marcando a presença do enfoque interdisciplinar na educação constitui um dos pressupostos diretamente relacionados a um contexto mais amplo e também muito complexo de mudanças que abrange não só a área da educação mas também outros setores da vida social como a economia, a política e a tecnologia. Trata-se de uma grande mudança paradigmática que está em pleno curso.

Maria Cândida Moraes (2002), na obra O paradigma educacional emergente, ressalta que, se a realidade é complexa, ela requer um pensamento abrangente, multidimensional, capaz de compreender a complexidade do real e construir um conhecimento que leve em consideração essa mesma amplitude.

A necessidade da interdisciplinaridade na produção e na socialização do conhecimento no campo educativo vem sendo discutida por vários autores, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas. De modo geral, a literatura sobre esse tema mostra que existe pelo menos uma posição consensual quanto ao sentido e à finalidade da interdisciplinaridade: ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Trata-se de um movimento que caminha para novas formas de organização do conhecimento ou para um novo sistema de sua produção, difusão e transferência, como propõem Michael Gibbons e outros (1997).

Na análise de Frigotto (1995, p. 26), a interdisciplinaridade impõe-se pela própria forma de o "homem produzir-se enquanto ser social e enquanto sujeito e objeto do conhecimento social". Ela funda-se no caráter dialético da realidade social, pautada pelo princípio dos conflitos e das contradições, movimentos complexos pelos quais a realidade pode ser percebida como una e diversa ao mesmo tempo, algo que nos impõe delimitar os objetos de estudo demarcando seus campos sem, contudo, fragmentá-los. Significa que, embora delimitado o problema a ser estudado, não podemos abandonar as múltiplas determinações e mediações históricas que o constituem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (61.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com