TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FÓRUM EDUCA EM AÇÃO

Por:   •  24/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

FÓRUM EDUCA EM AÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO:  “Acolhimento”

PROFESSOR (ES): Ana Lílian Martins de Almeida Souza e Cássia Sousa Fornari

EIXO TEMÁTICO: Linguagens, Arte e Educação e Cultura

MODALIDADE: Projeto

METAS PRIORIZADAS:

- Estimular o Relaxamento, entretenimento e acesso a cultura;

-Desenvolver a Linguagem oral, Expressão corporal, Concentração e Hábitos culturais.

PÚBLICO ALVO: Educação Infantil e Ensino fundamental

UNIDADE ESCOLAR: E.M. Professor Walter Carretero

RESUMO: O projeto foi desenvolvido pelo corpo docente com a finalidade de entreter as crianças. Visto que na entrada para as aulas os alunos estão sempre agitados. o Projeto tem se estendido desde 2004, levando além do entretenimento, relaxamento e acesso a cultura. Tendo a participação dos próprios alunos. Hoje o Projeto Acolhimento é “marca registrada” da escola, encantando não só as crianças, mas toda a comunidade e visitantes.

APRESENTAÇÃO DO TEMA: Sabendo que as crianças não tinham acesso a cultura e ao entretenimento, deu-se o nome “Projeto Acolhimento” fazendo alusão a recepção amável e afagadora. Em referência as linguagens, a mesma se faz presente no cotidiano das crianças dentro e fora do contexto escolar. Como educadoras de Educação Infantil Ensino Fundamental, sentimos a necessidade de ampliar o repertório cultural de nossos alunos, apresentando-lhes as diversidades culturais de qualidade e que abordam temas pertinentes a infância e ao convívio social.

PROBLEMATIZAÇÃO:

“Como prender a atenção de crianças que nunca tiveram acesso a cultura e ao entretenimento, ao mesmo tempo que se faz referência as diversas formas de linguagem?”

JUSTIFICATIVA: Apesar da leitura diária já fazer parte de nossa rotina, sentimos a necessidade em um projeto sobre literatura infantil, para ampliar os conhecimentos de nossos alunos e favorecer o contato com textos literários de qualidade.

Para tanto, selecionamos alguns livros de renomados autores, que apresentassem em suas obras características peculiares, tais como: linguagens e imagens sedutoras, rico vocabulário, diversidades de temas abordados, valorização da cultura, interação autor- leitor... Permitindo que as crianças construam o não diretamente observado, conheçam a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores e costumes de outras populações situadas em outros tempos e lugares, alheios à contemporaneidade.

OBJETIVOS:

* Relaxar e concentrar;

* Entreter e animar;

* Desenvolver os diversos tipos de linguagem;

* Construir progressivamente o hábito cultural;

* Desenvolver e assimilar, através das apresentações, literatura, músicas, poesias e conceitos relacionados às demais áreas do conhecimento.

REFERENCIAL TEÓRICO: O principal referencial teórico que justifica o presente trabalho está pautado nas propostas apresentadas nos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil, no documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade MEC/SEB, 2007 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais e demais livros estudados que tratam da importância da ludicidade no processo educacional das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com