TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO DO LIVRO PROFESORES E PROFESSAUROS

Por:   •  9/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INTEGRADA AGES

CAMPUS DE JACOBINA

 

JULIANA MOURA LIMA

 

                                         PROFESORES E PROFESSAUROS

 

Fichamento apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Integrada AGES de jacobina, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Fundamentos e Metodologias para Docência do Ensino Médio: Modalidade Normal e Profissional

Professor (a) Me. Jancleide Góes

 

 

   

JACOBINA-BA

2019

REFERÊNCIA DA OBRA:


  1. CITAÇÕES DIRETAS REPRESENTATIVAS:

O painel progressivo, também conhecido como painel integrado ou ainda painel com especialistas, é uma situação de aprendizagem extremamente versatil. Excelente para tornar concreto e assimilar de forma significativa novas informações não deixa de ser ainda uma atividade que se presta, e muito bem, para fixar informações, para a avaliação do desempenho do aluno, além de um instrumento que fortalece a solidariedade e a definição de funções dos alunos em um grupo. Situação de aprendizagem que somente pode ser desenvolvida no trabalho  com grupos de alunos pode ser aplicada uma ou mais vezes em um mês, dependendo do número de aulas semanais da disciplina. (p.91)

[...] situações de aprendizagens que ajuda aluno a coletar informações e outras que provem investigação são tão importantes quanto as situações de aprendizagens que buscam constituir procedimentos que estimulam a consciência e a memória, a capacidade de fixação de saberes e a consciência do valor desses saberes em uma contextualização que os traz para o dia a dia e para suas relações interpessoais. (p.98).

Não importa se a aula é de matemática ou de ciências, se o conteúdo que ajuda o aluno a significar é geográfico ou literário, o certo é que uma mudança no aluno pelos caminhos da aprendizagem somente se concretiza quando usa os mesmos atributos cerebrais citados: a consciência de que aprendeu e a memória que ajuda a fixar saberes e disponibilá-los para o uso quando necessário. (p.98).

Aceitar a idéia de que os alunos possam substituir os professores significa reduzir o sentido e o valor de um verdadeiro mestre. Por essa razão, as exposições verbais podem ser utilizadas como interessante situação de aprendizagem desde que não visem transformar alunos em professores substitutos, mas sim em se constituir de estratégia de aprendizagem na qual os alunos se apropriam dos conhecimentos que puderam constituir e, orientados pelo professor, dividem esses conhecimentos com os colegas. (p.110).

A situação conhecida como grupos de apoio amparam os fundamentos do protagonismo, o uso racional da linguagem e o sentido de responsabilidade social, e a aprendizagem através desse método comprova que o sucesso do grupo estimula positivamente a contribuição e a assimilação individual. (p.120).

O protagonismo do aluno se faz presente durante o transcorrer de toda essa situação de aprendizagem. Da mesma forma precisa refletir e verbalizar necessita explorar diferentes habilidades operatórias e assim exercitar competências que, além de úteis para os resultados que se busca, certamente serão também importantes na vida prática. (p134).

“Nem sempre a vida e o ambiente que cerca o educador permitiu que a essência de sua criatividade e a originalidade de sua obra se inspirasse em leituras e em reflexões germinadas em ambiente acadêmico”. (p.152).

Conhecia cada um de seus alunos, tratavam-os todos por igual. Na maior parte das vezes, colocava-os em circulo debaixo da grande árvore, solicitando cada um para falar de suas ideias, contar suas experiências, expor sem medo suas preocupações [...] Algumas vezes interrompia este ou aquele para colocar em ordem os assuntos expostos e, quando acreditava que algumas ideias boas tinham sido propostas, fazias das mesmas as linhas de uma investigação que todos deveriam compartilhar. (p.155).

O construtivismo é uma corrente educacional apoiada no princípio de que o conhecimento que conquistamos não é algo que venha de fora, passando de uma pessoa a outra ou adquirindo através de uma leitura, mas sim estimulado a partir de experiências quando das mesmas participamos ativamente, buscando conhecer e, assim, experimentando, pesquisando, refletindo. (p.157).

  1.  TEXTO CRÍTICO

Em seu livro professores e professauros, Celso Antunes propõe reflexões acerca da prática pedagógica, métodos e metodologias utilizadas pelos educadores, exemplificando as diferentes maneiras lecionar. O autor adota o termo professauro para correlacionar a didática de alguns professores aos dinossauros, ou seja, estas permanecem muito antigas e impermeáveis a mudanças, o que compromete diretamente o processo de ensino aprendizagem.  Nessa perspectiva ela discorre sobre a postura do educador e o contexto no qual ele está inserido, enquanto mecanismos para transformar e dar significância a processo educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com