TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FOCO MATEMÁTICA NUMEROS E OPERAÇÕES

Por:   •  27/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

6) FOCO- MATEMÁTICA- NUMEROS E OPERAÇÕES

A matemática esta no cotidiano do aluno, por tanto não reside apenas no trabalho com números e as operações, ela vai além, devemos considerar todo amplitude dessa área de conhecimento. Podemos dizer que matemática é uma tarefa ampla e repleta de variáveis.

Na unidade temática de números, precisamos desenvolver o pensamentos de números, para que servem, números em diversas situações, para que os alunos possam desenvolver nos anos iniciais, noções fundamentais da matemática.

A professora da turma onde foi desenvolvido o estágio, ela procura trazer a realidade do dia a dia do aluno para sala de aula, para que os mesmo se inteirem mais e demostrem mais interesse para aprender, como por exemplo numero de calçado, códigos do CEP da cidade onde moram, assim isso traz aos alunos números em diversas situações, também traz brincadeiras como pular corta e assim as crianças vão contanto quantidade que pulam, ou seja ela faz com que não fique uma aula cansativa apenas de somas.

6.1) – Números em diversas situações.

Acompanhei uma atividade onde a professora, fez um roda e colocou os alunos todos sentados, para trabalhar numeros em diversas situações, ela perguntou o tamanho de roupa deles, numero de calçados, quantos alunos tinham ali na rosa de conversa, e por ela imprimiu uma cédulas representando notas de dinheiros de 2 reais , 5 reais e 10 reais. Sendo assim todos participaram, ali foi trabalhado números em diversas situações.

E observando a aula, pude notar que os alunos se interagem mais quando se aprende matemática de formas diferentes, quando se trata então em questão de dinheiro é impressionante o quanto eles demostram interesse em aprender a quantidade que tem, quanto vale cada cédulas.

Por tanto a professora desta turma acompanhada, segue o planejamento, e sempre buscando inovações para não tornar uma aula cansativa e desperte o interesse do aluno.

PROJETO DE ESTÁGIO – INTEGRAÇÃO COM A ESCOLA

Tema: BNCC- Base Nacional Cumum Curricular, dirigido pela professora Márcia Pereira Cabral.

Relato de participação: Como futuros professores precisamos se inteirar deste assunto que é um passo muito importante para evolução da educação. O BNCC é um documento de 600 paginas, onde é um norteador do que se vai trabalhar dentro da sala da aula, de como desenvolver um planejamento adequado, iniciou-se em 2014, porém foi ter sua primeira versão apenas em 2015 e sua terceira versão no ano de 2017, onde o Mec fez a entrega do mesmo para bases de ensino para ensino infantil, ensino anos inicias e ensino médio, esse arquivo não vem substituir as bases anteriores, porém ele obrigatório tanto que a rede publica ou privada venham o seguir, pois é o primeiro documento que nos direciona o caminho certo para a educação e aplicação correta em sala de aula. Essa sistematização é um avanço positivo na educação. Pois a BNCC nos mostra os objetivos e o resultado final de onde temos que chegar. Ela não joga fora a LDB, PCN e DCN, ela veio utilizando essas referências para formar essa nova base, quem tem que ser seguida, ela traz oque devemos trabalhar com nossos alunos, e esses conteúdos trabalhados serve para preparar nossos alunos para os desafios que venham surgir.

São 10 competências para serem trabalhadas em sala de aula, torna mais fácil o trabalho, pois esses conteúdos já trazem o objetivo traçado e onde quer chegar, pois as competências visam oque realmente precisamos trabalhar em sala de aula, para que os alunos venham desenvolver suas competências.

Realizando o estágio em sala de aula puder acompanhar essas competências e desenvolve juntamente com a professora, professora relata que isso facilitou muito no plano de aula, pois o professor já sabe onde corretamente se basear e aplicas os conteúdos adequados.

Porém com essa evolução, precisamos nós da área da educação exigir investimento na área da educação, pois ainda temos diferentes realidades entre nossos alunos. E precisamos de mais politicas púbicas voltadas a educação.

6) FOCO- MATEMÁTICA- NUMEROS E OPERAÇÕES

A matemática esta no cotidiano do aluno, por tanto não reside apenas no trabalho com números e as operações, ela vai além, devemos considerar todo amplitude dessa área de conhecimento. Podemos dizer que matemática é uma tarefa ampla e repleta de variáveis.

Na unidade temática de números, precisamos desenvolver o pensamentos de números, para que servem, números em diversas situações, para que os alunos possam desenvolver nos anos iniciais, noções fundamentais da matemática.

A professora da turma onde foi desenvolvido o estágio, ela procura trazer a realidade do dia a dia do aluno para sala de aula, para que os mesmo se inteirem mais e demostrem mais interesse para aprender, como por exemplo numero de calçado, códigos do CEP da cidade onde moram, assim isso traz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com