TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNDAMENTOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

SINTESE

FUNDAMENTOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

A Linguagem é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento humano. Há diversas formas de identifica-la e defini-las ao longo da vida, porém a definição de linguagem é muito mais Ampla, e tem sido há tempos discutida por teóricos do mundo todo.

O desenvolvimento infantil sofre influências de múltiplos fatores como biológico, afetivo, socioeconômico, comportamental, dentre outros.Uma criança deficiente auditiva apresenta o fator biológico comprometido no nível auditivo, impossibilitando-a de adquirir a língua materna pelo processo natural de ouvir e falar.Ela dependerá por este motivo de um tratamento precoce e adequado para desenvolver a oralidade.

Há de se considerar que nos primeiros anos de vida, o comportamento e o relacionamento desta criança é um pouco complicado devido a dificuldade de comunicação, o apoio dos pais e da família auxilia na evolução do tratamento, que aos poucos desenvolve a oralidade através de estímulos positivos exemplo: A fala errada, a escolarização, a valorização, a espontaneidade pois a criança,deficiente auditiva, precisa de estimulo, inseção, atenção e a participação de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, esta participação deve ser ativa e encorajadora.

É de grande importância o acompanhamento terapêutico que deverá incluir uma boa equipe de profissionais. Pois a criança deficiente auditiva para adquirir linguagem oral deverá passar por todas as etapas do processo de aquisição de linguagem, devendo ser realizado de forma gradativa levando em conta o meio social e o grau da perda auditiva.

Segundo os estudiosos todas as crianças são capazes de adquirir linguagem, pois a linguagem é um processo de construção continuo.

A linguagem não resulta simplesmente da capacidade de falar e entender, mas de um processo amplo de transformação da informação que recebemos do meio, seja através da visão, da audição, ou do tato, realizada pelo cérebro, que envolve conhecimento e aprendizagem.

O desenvolvimento do ser humano inicia-se pela percepção que surge a partir da experiência sensorial. A aquisição da linguagem, portanto, inicia-se desde o nascimento através do choro e por volta dos seis meses de vida apresentam vocalizações com entonação e ritmo, chamada de balbucio, as etapas regulares são observadas em todos os seres humanos, podendo ser modificada ou alterada por algum fator interferente, seja este de ordem biológica, genética, ambiental ou multifatorial.

A família é o primeiro grupo que a criança participa, experimentando os primeiros contatos sociais com os pais, irmãos, parentes. Ela nos insere na sociedade, nos apresenta o mundo e dá relação afetiva entre os membros da família e outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com