TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Formulário para Elaboração do Aluno

Por:   •  12/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 Atividade Online – AO 02 - Formulário para Elaboração do aluno

Curso:

Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede - PEAR

Professor(a):

Gercinair Silvério Gandara

Nome da disciplina:

Metodologia e Prática de Ensino de História III

Discente:

Luciene Da Silva Ricarte Andrade

Atividade: Produção Textual

história em que se opere com o “tempo”, os homens são implicados com seus processos físicos e sociais.  “O processo de temporalização da história” surge como uma nova concepção temporal Parafraseando Koselleck não houve apenas uma historicização do tempo, mas também uma temporalização da história.

Produção Textual: Por meio da leitura dos textos adotados e dos slides relacionados para a Atividade AO02 produza em texto curto uma reflexão sobre os conceitos básicos pelos autores elencados. 

NB.: O seu texto deverá ser original, criativo e seguir a língua portuguesa padrão, possuir coesão e coerência ao tema proposto. O uso do texto de outros autores é permitido, mas necessita citar a fonte.

Resposta

       Muito tem se falado sobre o ensino da história nos tempos atuais. Podemos começar ressaltando o quanto é importante que o professor tenha domínio do conteúdo ministrado em sala de aula, principalmente no que tange o ensino da história brasileira. No ensino da história pode se observar o quanto a responsabilidade histórico-social é de suma importância para a construção de pessoas intelectuais e civilizadas. Na história o conceito de tempo apresenta-se como a sua matéria-prima. Surgem então os conceitos que determinam um pensamento sobre algum fato.

       A evolução histórica traz consigo muitas mudanças, todavia tudo de mais importante e que faz parte da construção da humanidade precisa ser enfaticamente ensinado e aplicado na vivência da sala de aula. Segundo Guriêvith 2003, o tempo possui uma importância inigualável para a dominação social e para a consciência das pessoas. No momento do ensino da história técnicas podem ser usadas para facilitar a compreensão dos alunos. O conhecimento sobre o conteúdo ministrado deve ser organizado em espaço/tempo, durabilidade, problematizações e principais envolvimentos. Dessa forma obtém-se uma melhor compreensão das temporalidades e acontecimentos históricos.

        A linguagem abordada para o ensino da história precisa possuir diferentes formas, mas contendo sempre o mesmo contexto. Dessa maneira todos os alunos poderão compreender da melhor forma possível sobre a história do Brasil e sobre a sua constituição. Os conceitos abordados em sala precisam estar alinhados com os temas mais importantes para o desenvolvimento humano e social como, por exemplo, os conceitos sobre civilização, economia, poder e etc.

        De fato o ensino da história é amplo e complexo. Todavia o professor em sua competência precisa por meio das Ferramentas de ensino disponibilizadas pelo sistema, transferir aos alunos o máximo da realidade vivida pelos nossos antepassados e que foram responsáveis pela construção da sociedade em que hoje vivemos e que se desenvolve cada dia mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com