TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fórum Didática

Por:   •  28/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

1.a. Saberes especializados é o que você adquire na sua formação e na sua atuação na área fortalecendo seus aprendizados que dará maior qualidade na atuação como docente, dessa forma estabelece a definição da sua identidade colocando em prática seu melhor desenvolvimento no trabalho é um meio de aprendizagem, um preparo da sua estrutura de conhecimentos e ideias no campo educacional, os valores dos saberes e fazeres da decência e dimensões social, cultural e histórica permeia o cenário escolar.

1.b. A profissionalização docente refere-se ao processo de formação e socialização a fim de construírem suas identidades profissionais o conhecimento didático e pedagógico são de suma importância, deve se considerar nesse processo a articulação entre teoria e prática, história de vida e a formação fortalecendo sempre seus saberes que darão a qualidade ao trabalho docente.

2.a. Saberes do conhecimento são aqueles adquiridos na sua formação e estudos na área onde o professor encontra o referencial teórico para repassar para seus alunos  para que aprendam e  aumentem seu grau de desenvolvimento.

Exemplo: Uma professora formada em filosofia irá ministrar uma palestra sobre filosofia da educação para seus alunos, ela fez pesquisas e preparou um rico repertório para repassar para eles, ela se sente orgulhosa que seu conteúdo preparado fez que todos os alunos que estavam com dúvidas conseguiram se esclarecer.

2.b. Saberes pedagógicos contribui com a prática docente, mostra o referencial para o trabalho com os saberes no processo de ensino colocando os métodos e técnicas da didática em ação em todos os espaços escolares considerados focando a ação do ensinar.

Exemplo: A professora desenvolveu em sala de aula um trabalho sobre os tipos de moradias ela leva seus alunos a se questionarem sobre o assunto e discutirem o objeto de estudo a partir do reconhecimento e analisando com a realidade, acredita que seu modo de ensinar-lhes possibilita maior aprendizado.

2.c. Saberes da experiência são adquiridos de acordo com o dia-dia do professor, refletindo sobre sua prática os alunos tomam saberes sobre a experiência do docente o que possibilita uma avaliação da sua prática.

Exemplo: Os alunos do 5º ano do ensino fundamental dizem que gostam da maneira como seu professor de educação física administra suas aulas, o professor diz que com cada aula dada ele reconhece o ritmo de cada aluno e propicia estratégias que incluam atividades em grupos e individuais para possibilitar que todos se interajam e participem em harmonia da aula.

Referências:

FARIAS, I. M. S. et al. Identidade e fazer docente: aprendendo a ser e estar na profissão. In: Didática e docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Líber Livro, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com