TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Guia Prático da Alfabetização

Por:   •  20/3/2019  •  Seminário  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

                         

                             Guia Prático da Alfabetização

Capítulo 6: Alfabetização a partir da palavra contextualizada

A importância do contexto;

Uma palavra pode ser o ponto de partida para a alfabetização, se o alfabetizador levar em conta o contexto que é essencial para a compreensão e significado das palavras entre si.

Contextualizar consiste na ação de inserir uma situação, um acontecimento ou um discurso que tenha algum sentido em conjunto com o ambiente ou tema em questão.

Na área da Linguística, contextualizar refere-se ao fato de desenvolver um texto que possua uma determinada palavra ou expressão devidamente explicada, para facilitar a compreensão geral do texto produzido.

Muitas vezes usamos palavras que tem diversos significados e a contextualização dela é essencial para que possamos compreender a escrita ou a linguística.

Decroly defendia a eliminação e demarcação entre várias disciplinas escolares, para ele em vez de apresentar os conteúdos em aulas separadas de matemática, ciências, estudos sociais, etc., o professor deveria explorar um determinado assunto sob seus diferentes ângulos encontrando e mostrando as ligações entre as diversas áreas do conhecimento.

O interesse desse tipo de abordagem é tornar o estudo mais adequado ás características psicológicas da criança, que percebe o objeto do conhecimento como um todo. A criança não consegue analisar o todo para formar ideia do conjunto mas sim aprender a totalidade, de forma global.

Segundo Decroly, inspirado numa das necessidade do ser humano o tema” A alimentação”, permite explorar várias áreas do currículo, se os alunos aprenderem a forma pela qual os alimentos são produzidos, comercializados, preparados e consumidos. Isso acaba envolvendo conteúdos de disciplinas como ciências, estudos sociais, aritmética, e linguagem. Tudo o que envolve o tema alimentação está no nosso dia-dia, e isso desenvolve a linguagem e o cognitivo.

Reconhecimento das palavras em novos contextos

Uma palavra aprendida integralmente é para o aluno uma linha ou um sinal de que ele necessita aprender a diferenciar outras formas gráficas.

Usamos e falamos como exemplo a manga:

Eu adoro comer manga.

A manga da camisa está muito grande.

Coloco bastante chantilly na manga para confeitar.

A manga que faz parte do eixo, vai dentro da caixa de graxa e recebe todo o peso do veículo.

Esses são apenas alguns exemplos que podem contextualizar a palavra manga, e assim existem uma infinidade de palavras que em sua contextualização tem vários significados.

Analise das palavras, formação e criação de textos;

Já na etapa em que o aluno procura palavras que apresentem semelhanças sonoras e gráficas entre si, eles passam a entender que nem na escrita alfabética um reduzido número de letras representa os sons da língua oral.

A partir do momento que o aluno conhece letras e silabas ele passa a formar palavras e novas frases, o que o professor precisa fazer é estimular isso com exercícios práticos e estimuladores. As palavras novas aprendidas precisam ser contextualizadas, e a criação de novos textos espontâneos, vivos, interessantes, será certamente alcançada se os passos sugeridos forem seguidos.

Uma palavra sobre o ensino de ortografia;

O ensino da ortografia também é muito importante. Nos programas oficiais e no discurso pedagógico corrente, ganham mais importância a interpretação e a produção de textos. Já na prática a ortografia continua sendo extremamente valorizada, tanto que um texto interessante, mas com erros ortográficos, recebe o mesmo tratamento desdenhoso que um cidadão de bem que fala “pobrema”.

O ensino da ortografia não se faz separadamente do ensino da leitura e da escrita, tem permanecido extremamente rotineiro e pouco eficaz. O professor deve conhecer um pouco da estrutura gramatical e da história do português, para dar explicações corretas aos alunos a respeito das normas e regras ortográficas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (214.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com