TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo e o Brincar na Atualidade e no Desenvolvimento da Criança

Por:   •  28/5/2020  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

O Jogo e o brincar na atualidade e no desenvolvimento da criança

Vemos hoje crianças que crescem a cada dia mais alimentadas somente por aparelhos eletrônicos não educativos e viciantes para as mesmas. Antigamente as crianças não tinham tantos aparelhos eletrônicos e podiam assim brincar mais e se desenvolver melhor de acordo com suas brincadeiras, contudo, existem diferentes formas de se introduzir esses hábitos na vida das crianças para que assim elas possam ter essa experiência transformadora. Infelizmente muitos pais por não ter paciência com seus filhos acabam dando muito cedo um aparelho tecnológico em suas mãos sem o mínimo cuidado de se orientar ou supervisionar por onde o filho tem “navegado”.

Observa-se muito que as crianças de hoje perdem muitas vezes a capacidade de criar e de se adaptar, que se aprende com os jogos e brincadeiras, fazendo com que tenham muita dificuldade para resolver problemas no futuro, coisa que era muito bem ensinada quando se experimentava os diversos tipos de brincadeiras. Existem diversos valores que as crianças podem aprender conforme brincam, como o respeito pelo próximo, a resiliência, o respeitar as regras, dentre tantos outros que podem ser analisados através dos jogos. O brinquedo, na qualidade de “estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil”, concretiza-se no “lúdico em ação”, ou seja, na brincadeira em si (Kishimoto, 1997, p. 26).

Sendo assim, cabe ao educador hoje em dia estimular em seu aluno o desejo por esses jogos e brincadeiras para facilitar assim o aprendizado do mesmo, visto que, as crianças de hoje aprendem muito mais pelo lúdico, pois existe uma facilidade maior em aprender brincando. O aprendizado ocorre muitas vezes por meio de repetição e espontaneidade. Para Piaget (1978), a criança é um agente ativo em seu próprio desenvolvimento, construindo e adaptando-se ao ambiente modificado, assim, seus esquemas básicos. Suas habilidades cognitivas não só dependem de conhecimento e perícia específicos, mas também do ambiente que facilitará o brincar da criança, ou seja, quanto mais ativa a criança for em suas atividades mais fácil e rápido ela irá aprender, além de um ambiente propício e acolhedor para seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com