TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bullying e o desenvolvimento integral da criança

Por:   •  9/1/2018  •  Artigo  •  5.666 Palavras (23 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 23

O BULLIYNG E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

OLIVEIRA, Mireile Karine de Souza¹

RU 668319

SOBRENOME, Nome do Professor²

RESUMO

O desenvolvimento humano sempre foi tema de várias teorias e muito discutido por vários autores. Falar do desenvolvimento infantil implica em trabalhar e questionar um fenômeno da atualidade chamado bullying. Tendo em vista a importância do conhecimento de tais concepções para a formação docente foi desenvolvida a presente pesquisa. Compreender e estudar o bullying surgiu como uma proposta para entender sua causa e seus efeitos e como ele pode afetar o desenvolvimento da criança, assim se descoberto e combatido no início, suas consequências podem ser amenizadas ou até mesmo anuladas, impedindo posterior agravamento na vida adulta. O bullying tem características marcantes que não podem ser ignoradas, entre elas podemos destacar que as ações de violências do agressor contra a vítima se repetem constantemente. A pesquisa também identificou que o espaço escolhido para as práticas de bullying é a escola, sendo estendido a outros possíveis espaços sociais, inclusive as redes sociais na internet. O objetivo da pesquisa foi compreender como o bullying pode afetar o desenvolvimento da criança em vários aspectos como o social, psicológico, a aprendizagem, etc. A metodologia desenvolvida foi realizada numa perspectiva de pesquisa bibliográfica consultando autores e estudiosos para se obter uma resposta para o problema abordado, resposta essa que gera um ponto de partida para a mudança desejada.

Palavras Chaves: Bullying. Desenvolvimento Infantil. Afetividade. Escola. Família.

1 INTRODUÇÃO

A preocupação com a criança e seu desenvolvimento não é de hoje e tem movido muitas teorias e estudos para melhorar a vida dos pequenos. É um esforço coletivo da sociedade para agir em todas as áreas possíveis e contribuir para um desenvolvimento saudável dos seres humanos, já que muitos problemas da vida adulta surgiram na infância.

Esse esforço reflete uma preocupação em pensar, estudar e questionar para encontrar novos caminhos, uma nova perspectiva. Conhecer e entender são como um ponto de partida para esse esforço e novo caminho.

Quando se fala em desenvolvimento infantil, fala-se também na ação do meio na formação do ser humano, tudo que está ou acontece ao redor influencia a formação, maturação, a personalidade, o caráter, o indivíduo é moldado pela ação desse mundo ao seu redor trazendo coisas boas e ruins. Muitos podem aprender com as coisas ruins e adquirir para si coisas boas. Outros, no entanto, não sabem lidar com o que é ruim, não conseguem apenas aprender com elas e passam a vivenciá-las e fazer parte delas.

Uma reflexão do que é o bullying e de como ele pode afetar o ser humano em formação. Surgem muitos questionamentos como: quais as consequências da atualidade ao ser vítima de bullying? E em longo prazo que consequências terão o agressor, sua vítima e os envolvidos?

É nessa perspectiva que se faz necessário estudar e compreender o fenômeno bullying, pois ninguém está livre de sofrer esse tipo de violência. O bullying nada mais é do que o reflexo da sociedade que o indivíduo está inserido. Uma sociedade que busca justificar suas ações de violência através do preconceito, ou seja, aquele que é menor, ou tem uma determinada cor ou raça, religião diferente, por ser tímida ou não se enquadrar num determinado grupo já é motivo suficiente para os praticantes de bullying agirem, vitimar as pessoas por seu comportamento, aparência ou suas ações.

O desenvolvimento humano pode ser considerado como um processo contínuo que se dá a partir da relação com o meio e com o outro. Isto faz do homem um ser social, que precisa do outro para viver, aprender, se desenvolver. É como uma troca, um contribui para a formação do outro.

As relações sociais são muito importantes para a formação da criança. Num primeiro momento é o relacionamento familiar. A criança vivencia o meio, através de sua família, seus pais, irmãos, avós. Conforme os anos vão passando essas relações vão aumentando e se tornando mais complexas. Podemos citar o momento em que a criança chega à escola, isto pode acontecer com crianças de idades variadas, alguns vão à escola mais cedo para frequentar as creches, outros mais tarde no 1° ano de ensino fundamental. Isto vai depender da disponibilidade de tempo e necessidade de trabalho de seus familiares.

E na escola se intensificam os relacionamentos e as contribuições são inúmeras para o desenvolvimento infantil.

É o espaço em que várias culturas, religiões, raças se encontram, um lugar onde os egos se afloram, isto gera muitos conflitos.

A escola é o reflexo da sociedade e reflete a violência de seus indivíduos. Por isso a escola é o espaço perfeito para a prática de bullying.

É fato também que a violência sofrida por muitas crianças pode originar-se na família, os pais e familiares que deviam proteger e cuidar se tornam seus agressores. Essa violência assistida ou sofrida dentro de casa pode gerar os bullies, ou seja, praticantes de bullying.

A violência disseminada nas escolas não é de hoje, mas tem se intensificado, estudos e pesquisas na área mostraram consequências graves, demonstrando não ser uma simples brincadeira, é algo muito sério e seus efeitos estão sendo vistos na mídia de uma forma crescente e assustadora.

A mídia muitas vezes é usada para práticas de cyberbullying, ou seja, uma forma de bullying usando as redes sociais através da internet para espalhar mentiras e fofocas e expor ainda mais as vítimas. São as redes sociais que deveriam ser usadas para descontrair, fazer novos amigos, se relacionar, etc., mas ao invés disso, são usadas como uma ferramenta para aqueles que querem ferir e magoar de forma indireta.

Quando se trata de violência, o agressor usa todo tipo de recurso para conseguir o que quer amedrontar e machucar a vítima de todas as formas possíveis. É preciso uma sociedade atenta ao crescimento da violência em forma de bullying nas escolas e todos os espaços de interações do ser humano.

Conhecer e estar preparado para impedir o crescimento do bullying em qualquer espaço social.

2. ENTENDENDO O FENÔMENO BULLYING

O que é bullying? A sociedade atual se questiona querendo entender o que têm acontecido nas escolas, mas não somente nelas, em todos os ambientes sociais, e como isto tem afetado nossas crianças de um modo geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com