TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  24/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  5.274 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

                                        VÂNIA MENDES PINHEIRO

                                                      RA 6814004319

LIMEIRA

NOVEMBRO/2015

       SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6

5- METODOLOGIA......................................................................7

6- CRONOGRAMA.......................................................................8

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9

8- ANEXOS..................................................................................10


 3

 1-INTRODUÇÃO              

O presente projeto tem como objetivo abordar a importância dos jogos pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo um grande avanço na educação, pois é amparado por lei, pela Constituição Federal 1988 para que todas as pessoas tenham o direito à educação.

O objetivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é promover oportunidade de uma educação de qualidade para aqueles que não puderam ser alfabetizados na idade própria por algum motivo. Que na maioria das vezes são pessoas que não puderam estudar porque tiveram trabalhar ainda muito jovens.

E por estarem muito tempo longe do ambiente escolar encontram certas dificuldades na aprendizagem. Até porque muitos desses alunos vem pra sala de aula após sua jornada de trabalho, onde chegam cansados e até mesmos desmotivados.

É pensando em melhor atender os alunos da EJA, que os jogos pedagógicos representam um papel relevante no processo de educação de jovens e adultos, facilitando a com compreensão do conteúdo ministrado, tornando assim uma aula mais dinâmica onde possa atrair a atenção desses alunos que muitas vezes chegam exaustos na sala de aula.

Segundo Rodrigues (2008), os jogos pedagógicos na EJA vem para contribuir para uma melhor aprendizagem dos alunos, é uma forma dessas pessoas que talvez não tiveram a oportunidade em suas vidas de participarem de um momento lúdico, podendo assim resgatar este momento único em suas vidas, vão se sentir diferentes, pois muitos desses alunos talvez nunca param para ter um momento de descontração como este que é jogando, além de ser uma forma de descontração é uma forma de aprendizagem. É importante juntar estes dois aspectos a ludicidade do jogo com a aprendizagem para se ter uma qualidade na educação de jovens e adultos.


4

2- OBJETIVOS    

2.1 Objetivos gerais

 

Proporcionar aos Jovens e Adultos a oportunidade de aprendizagem através dos jogos pedagógicos, de tal maneira que essas atividades lúdicas e interativas possam ampliar seus conhecimentos de forma significativa.

           2.2 Objetivos específicos

Desenvolver nos Jovens e Adultos as capacidades e oportunidades de criar, observar, pensar, cooperar e experimentar. Adquirir conhecimentos, habilidades e pensamentos lógicos. Promover a socialização e o respeito mútuo entre ambos. Comunicar, interagir com os outros, tornando assim a interação social como ponte para autodisciplina e tolerância.


5

3- JUSTIFICATIVA                

A prática do lúdico no processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos é uma ferramenta muito valiosa. Através de jogos como bingo de letras e de números os alunos conseguem ter uma compreensão do conteúdo proposto, onde será exposto de uma forma lúdica, mas com o intuito de uma grande aprendizagem. Na descontração de um jogo a aprendizagem se torna mais prazerosa.

Não é somente para a aprendizagem dos conteúdos propostos pela escola, mas também para atitude sociais como nos enfatiza o autor Haidt (2003, p.176) “o jogo tem um valor formativo porque contribui para a formação de atitudes sociais: respeito mutuo, solidariedade, cooperação, obediência à regras, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal”. Os jogos além de serem facilitadores da aprendizagem, também nos passam uma serie de outros comportamentos benéficos para se viver em uma sociedade.

Cabe aos profissionais que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos, a capacidade de se relacionarem bem com a ludicidade, é através dos professores que os alunos irão se espelhar, se o professor não se sente constrangido de brincar, os alunos também irão perceber que as brincadeiras podem ser praticadas por eles sem constrangimento algum. O educador que sabe e gosta de brincar proporciona aos seus alunos um potencial individual muito importante.

“Entendemos que o educador é um mediado, um organizador do tempo, do espaço, das atividades [...] na construção do conhecimento. É ele que cria e recria sua proposta pedagógica e para que ela seja concreta, critica dialética, este educador deve ter competência técnica para fazê-la”. (SANTOS, 1997, p. 61.)

Os jogos pedagógicos proporcionam uma grande aprendizagem na vida daqueles que utilizam desses meios, como nas expressões de afetividade, os lúdicos contribuem para um relacionamento afetivo entre os membros envolvidos neste processo.


6

 4- REVISÃO TEÓRICA    

A Educação de Jovens e adultos está intimamente ligada a Paulo Freire, importante autor na história da alfabetização de adultos. Sua proposta de educação para estas pessoas baseia-se em suas experiências, opiniões e em suas histórias de vida enfim na realidade do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com