TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO É QUE SE APRENDE

Por:   •  18/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO É QUE SE APRENDE

Justificativa: O tema foi escolhido porque a Ludicidade deve  ser  visto  como   papel  principal  para  o  sucesso  na aprendizagem  e  na  educação,  sendo  essencial  e  necessária  para  o   prazer  no aprender  brincando.  Sendo de   grande  importância  usar  o  lúdico  como  recurso pedagógico,  pois  ajuda  na  construção  da  identidade,  na  formação  de  indivíduos ,  na capacidade  de  se  comunicar  com  o  outro,  reproduzindo  seu  cotidiano  e caracterizando o processo de aprendizagem

Problemática: Qual a importância do lúdico, na Educação Infantil?

Objetivos : Analisar a ludicidade como ferramenta educativa, evidenciando que a seriedade  do ato de ensinar  não se perde ao se trabalhar a partir do uso desse recurso. Investigar quais as contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil.

Metodologia: A metodologia utilizada foi pesquisas, possibilitando um estudo mais abrangente para fundamentar os resultados da pesquisa, nessa perspectiva percebemos a importância do professor utilizar as práticas lúdicas dentro da sala de aula, observa-se que o lúdico é um dos responsáveis pela produtividade e crescimento das crianças nos primeiros anos escolares, possibilitando um ensino dinâmico e contribuindo significativamente na formação da criança. A pesquisa pauta-se nos pressuposto de caráter  bibliográfico e sustenta-se em autores como:

Tizuko Morchida Kishimoto (2010) Pedagoga, com doutorado e pós-doutorado em educação, em seu artigo brinquedos e brincadeiras na educação infantil, traz suas contribuições sobre o brincar. a autora  enfatiza que por ser uma ação livre, o brincar surge a qualquer hora, momento e lugar através da iniciativa e condução de uma criança;  por não exigir um  produto final como condição, o brincar proporciona prazer; o brincar produz o desenvolvimento de habilidades, relaxa, ensina regras,  envolve e insere a criança no mundo imaginário.

João Serapião de Aguiar (2009) Doutor em educação, em seu livro Educação inclusiva: jogos para o ensino de conceitos, diz que a criança é um ser feito pra brincar e que o jogo é um artifício que a natureza encontrou para envolvê-la numa atividade útil ao seu desenvolvimento físico e mental.Em assim sendo, recomenda aos professores que façam uso do jogo no processo de ensino-aprendizagem e, fazendo dos instintos naturais das crianças, seus  aliados e não inimigos.

Flávia Lemos AbadeMaria Lúcia Miranda Afonso(2013) Autoras renomadas na área da educação, em seu livro Jogos para pensar: Educação em Direitos Humanos e formação para a cidadania. Diz que deve-se buscar estratégias criativas e produtivas para trabalhar com a dimensão lúdica nos diferentes contextos educacionais e para fins eticamente válidos preservando, assim, a dimensão lúdica da aprendizagem.Nesse sentido, em sala de aula é de suma importância que  os jogos e brincadeira também estejam associados aos conteúdos em todo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com