TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER BRINCANDO

Por:   •  16/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        O QUE É BNCC?        4

2.1        QUAL OBJETIVO DA BNCC?        4

2.1.1        OS FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS DA BNCC        5

2.1.1.1        FUNDAMENTOS LEGAIS QUE EMBASAM A BNCC        5

3        bncc nos anos iniciais do ensino fundamental        6

4        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

AGRADECIMENTOS        9



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar um tema voltado para as normas da BNCC, onde iremos descobrir para que foi criada, como ela serve dentro das escolas e como auxilia os docentes dentro da sala de aula e garante os direitos que são oferecidos para os estudantes.

Iremos nos aprofundar mais sobre seus fundamentos e no que se embasa esse documento, assim descobrindo com qual objetivo ela passou a existir.

  Iremos abordar também a base dentro dos primeiros anos do ensino fundamental, quais suas propostas para os Professores e alunos, como ela determina a proposta Pedagógica  em sala de aula.

                      O tema desse trabalho nos permite refletir e reavaliar a nossa pratica como Professor (a) ou futuros Professores, deixando claro muitos pontos e mostrando que a Base curricular nos proporciona um grande auxilio.

.

                       


  1. O QUE É BNCC?

A (BNCC) “Base Nacional Comum Curricular” é um documento normativo que visa orientar o sistema de ensino das escolas brasileiras, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio.

A Base Nacional é a referências dos docentes, proporcionando objetivos mais claros em relação as aprendizagens de cada etapa, essa base não interfere nas particularidades de cada escola, seja ela regional, social, é apenas uma ferramenta de orientação pedagógica.

.Se considera a base como referência para se formular currículos para escolas dos Estados, Distrito Federal e Municípios sempre apresentado propostas pedagógicas de uma forma “Padrão”

                                Vale ressaltar que a BNCC propõe aprendizagens essências que todas as crianças e adolescentes deveriam desenvolver, isso é assegurado pelo “PNE” Plano Nacional de Educação,  onde se existe a lei (Lei n° 9.394/1996) que garante a formação por princípios éticos, políticos e estéticos, visando sempre à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva,

  1. QUAL OBJETIVO DA BNCC?

Esse documento tem como objetivo garantir  os direitos de todos os estudantes, de escola publica ou privada, oferecendo habilidades e conhecimentos de uma boa qualidade de ensino no Brasil inteiro seja em áreas urbanas ou rurais.

                            Embasam os princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica

Considera-se também formar cidadãos com conhecimentos essenciais para o século XXI.

"A Base Curricular é a bússola de nossas escolas, indica com precisão que caminho tomar e as competências que as crianças devem desenvolver em seus anos escolares", explicou o presidente ( Michel Temer).

  1. OS FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS DA BNCC

Ao se falar dos fundamentos devemos saber que se tem um compromisso com a formação e desenvolvimento humano, estamos falando de dimensões intelectual, física, afetiva, simbólica, ética e moral.

A competência da BNCC é o conhecimento, a habilidade para se aplicar esse conhecimento, e atitude de refletir e usa-lo de maneira adequada.

  1. FUNDAMENTOS LEGAIS QUE EMBASAM A BNCC

O artigo 205 da Constituição Federal de 1988, reconhece a educação como direito de todos, sendo dever do estado e da família, visando o desenvolvimento e preparo da cidadania e qualificação para o trabalho, onde existe a colaboração da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com