TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APRENDER BRINCANDO: O LÚDICO NAEDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 14

                               [pic 1]              [pic 2]             [pic 3] [pic 4]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – CAMPUS IPORÁ EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

POLO DE APOIO PRESENCIAL: Iporá

DISCIPLINA: Oficina de Projetos de Iniciação Científica

Izadora Gonçalves de Sousa Goulart

Laudo Balieiro de Aguiar

Lívia Brito de Carvalho Goulart

DISCENTES:

Maiza de Jesus Cunha

Maria Auxiliadora de Jesus Cunha

Michele de Jesus Cunha

Weslaine Sousa de Oliveira

APRENDER BRINCANDO: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Iporá-Go

2019

Izadora Gonçalves de Sousa Goulart

Laudo Balieiro de Aguiar

Lívia Brito de Carvalho Goulart

DISCENTES:

Maiza de Jesus Cunha

Maria Auxiliadora de Jesus Cunha

Michele de Jesus Cunha

Weslaine Sousa de Oliveira

APRENDER BRINCANDO: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado como critério avaliativo da disciplina de Oficina de Projetos de Iniciação Científica, Licenciatura em Pedagogia (ept) na Modalidade a Distancia2018/2 (1º período) do Instituto Federal Goiano Campus Iporá, sob a orientação das Professoras Kênia Cristina Bueno e Marta Barca

Iporá-Go

2019

1 – INTRODUÇÃO

Este Projeto pretende trabalhar com as áreas de conhecimento: Linguagem Oral/Sonora/Musical, Natureza, Matemática e Sociedade e abordar os seguintes conteúdos: Coordenação motora fina / grossa; sons, expressão corporal, números e cores. O tema em destaque “O lúdico”, visa promover o desenvolvimento dos alunos, uma vez que na educação infantil existe a necessidade de tornar a aprendizagem interessante, prazerosa e agradável para as crianças.

O uso de atividades lúdicas com fundamentação pedagógicas adequadas pode trazer contribuições para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. Brincando as crianças constroem a base para a compreensão e adquire uma consciência crítica, com capacidade para criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro.

É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que o professor pode usar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. O presente trabalho apresenta as contribuições entre o brincar e a Educação Infantil, revelando a influência que o brincar representa para o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança, nesse eixo é indispensável à inserção de material concreto na prática pedagógica. Sabe-se que a brincadeira é própria da criança, através dela percebe-se que a mesma se descobre e influencia quem está a sua volta, dando oportunidade de interagir, socializar.

O lúdico apresenta estratégias proveitosas para que a criança desenvolva suas capacidades uma vez que a brincadeira contribui para o processo de socialização, pois oferece oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos. As brincadeiras procuram conduzir a criança a conhecer, interagir, e desenvolver a aprendizagem brincando. Afinal, o ato de aprender deve ser uma grande diversão, o brincar é fonte de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança visando o bom desenvolvimento da aprendizagem.

A grande maioria das metodologias utilizadas para o ensino tem como base a exposição verbal do conteúdo e/ou demonstrações feitas pelo professor. Contrapondo a esta realidade este trabalho apresentará experiência realizada utilizando materiais didáticos manipuláveis com crianças de 02 anos e 06 meses acima. Ao brincar a criança constrói seus pensamentos, suas próprias regras e através disso molda seu caráter, sua personalidade, assim percebe-se o quanto é importante à inclusão da brincadeira na vida educacional das crianças desde o início da sua infância.

O lúdico pode ser usado, pelo professor, como recurso em sala de aula para ajudar no aprendizado da criança. Alguns jogos podem ser aplicados em sala de aula. É importante escolher as atividades lúdicas para tornar as aulas mais participativas e, ao mesmo tempo, proporcionar aprendizagem. É através de atividades lúdicas que os professores podem instigar a curiosidade das crianças, permitindo que as mesmas compartilhem suas experiências e desenvolvam sua autonomia para aprender.

São pelo intermédio de brincadeiras, jogos, músicas e expressão corporal que as crianças expõem suas emoções, frustrações e anseios. Desse modo a ludicidade faz se ferramenta preservadora da naturalidade das crianças. Segundo o Referencial curricular nacional para educação infantil - RECNEI, volume 2 (BRASIL, 1998a, p.22):

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papeis sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (498.6 Kb)   docx (146.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com