TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDER BRINCANDO

Por:   •  6/3/2018  •  Artigo  •  7.584 Palavras (31 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

PÓLO CURRAIS NOVOS

O LÚDICO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA  APRENDER BRINCANDO.

Currais Novos | Rio Grande do Norte

2017


AGRADECIMENTOS[pic 2]

Não poderia deixar de agradecer ao meu Deus por eu ter dado forças nos momentos que achei que não conseguiria finalizar esse curso, ele quebrou as muralhas que precisei atravessar e mim abriu o conhecimento quando mais precisei, a esse Deus que é eterno, imortal, invisível e mais real, a ele seja toda a minha adoração e louvor por toda minha vida  ou enquanto estiver nesse plano chamado terra, e minha adoração pelos séculos dos séculos amém!

Dedico esse trabalho a minha família: meus pais, minhas irmãs e irmão, ao meu esposo Fábio que mim deu suporte quando precisei e aos meus filhos Esaú e Enoá minha inspiração, aos professores e tutores, e aos meus colegas de turma.

Continuando quero aqui deixar registrado o meu maior agradecimento que vai em especial para uma das minhas seis irmãs, a mais experiente de todas MARIA DA CONCEIÇÃO DE ARAUJO DANTAS BERNADINO, foi essa pessoa que mim incentivou e mim falou sobre o curso de pedagogia  que a UFRN iria oferta, então mandou sua filha Nayara fazer minha inscrição e ainda mim deu o valor da inscrição para fazer o pagamento. Conceição meus sinceros e mais profundos agradecimentos e gratidão por acreditar que eu seria capaz de passar na prova e cursar uma graduação pela UFRN, se hoje estou aqui terminando o TCC é porque você mim despertou e mim incentivou, que o bom Deus te cubra com as benções do céu, que retribua o que fez por mim e te proteja hoje e sempre.

RESUMO[pic 3]

O presente trabalho tem como temática: O lúdico no cotidiano da Educação Infantil: ferramenta que contribui para processo de aprendizagem da criança, buscando mostrar que é fundamental compreender o universo lúdico, por ser o meio por onde a criança comunica-se e interage com o mundo, aceitando e fazendo parte da existência dos outros, através do convívio e as relações pessoais, construindo o seu processo de conhecimentos. Desta forma, este estudo objetiva investigar como o lúdico contribui na educação no ensino infantil. Nessa perspectiva, a pesquisa de abordagem qualitativa, envolve estudo de campo,  a pesquisa bibliográfica que fundamenta a qualidade do trabalho. Através da pesquisa, busca-se perceber como os autores tratam sobre o tema e entender a importância da ludicidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Embasaram esse trabalho os teóricos: Vygotsky (1998), Luckesi (2005),Kishimoto (1998), Almeida (1995), o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), entre outros que tratam do tema investigado.  Considerando  o brinquedo,o jogo e as atividades lúdicas importantes para o desenvolvimento da criança, podemos constatar que em todos os momentos ela os utiliza,e que através do jogar e do brincar ela fala, pensa e reorganiza as situações que vivencia.

Palavras-chave: Brincar, Lúdico, Criança, Educação Infantil.

ABSTRACT

The present work has as its theme: The playful in the daily life of Infant Education: a tool that contributes to the child's learning process, trying to show that it is fundamental to understand the play universe, because it is the medium through which the child communicates and interacts with the world, accepting and being part of the existence of others, through personal relationships and relationships, building their knowledge process. In this way, this study aims to investigate how the playful contributes to the education of children. From this perspective, the qualitative approach research involves a field study, the bibliographic research that bases the quality of the work. Through the research, we seek to understand how the authors deal with the subject and understand the importance of playfulness in the process of development and learning of children in Early Childhood Education. This work was supported by the theorists Vygotsky (1998), Luckesi (2005), Kishimoto (1998), Almeida (1995), and the Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998). Considering the play, play and play activities important for the development of the child, we can see that at all times she uses them, and through playing and playing she speaks, thinks and reorganizes the situations she experiences.

Keywords: Playing, Playful, Child, Early Childhood Education.

CONTEÚDO

1.        INTRODUÇÃO        8

2.        O BRINCAR, CUIDAR E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        11

2.1        O PAPEL DO BRINQUEDO E DAS BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS E SUAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO        16

3.        O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL        20

4.        A MEDIAÇÂO DOCENTE NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES INFANTIL        22

5.        CONSIDERAÇÕES        25

REFERÊNCIAS        27


  1. INTRODUÇÃO

Muito se discute a importância do lúdico no espaço da sala de aula e no cotidiano da educação infantil, pensando nesse contexto, houve a necessidade de uma pesquisa sobre o assunto para entender qual a importância dessa ferramenta na educação infantil e quais benefícios o lúdico traz para o ensino/aprendizagem infantil, e porque é indispensável na educação infantil para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças. Desenvolver atividades envolvendo os jogos, os brinquedos, as brincadeiras e músicas trazem satisfação desejo de aprender e de brincar ao mesmo tempo, incentivando a criança na aprendizagem. De acordo com Kishomoto (2007) é na brincadeira de faz de conta que se percebe com mais evidência a presença de situação imaginária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com