TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MOVIMENTO DE AÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.729 Palavras (15 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP


        

EVELYN CEZARIO DE ABREU                           C60AHB-1                  

JANAINA DA SILVA LIMA                                 C62GCB-4

KETHERIN MARQUES DE OLIVEIRA                    C52389-5                  

TAYNI LUIZ MALDONADO CAROSSI                    C03HAH-3                        



MOVIMENTO DE AÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA











SANTOS

 2017


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 3

2. OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS BRASILEIROS E O FOCO NA INCLUSÃO SOCIAL .............................................................................................................4

3. COMO ELE SE ORGANIZA ..........................................................................6

4. MUDANÇA SOCIAL ......................................................................................7

5. CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ........9

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................12

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................13



1.INTRODUÇÃO

O movimento social surge da ação coletiva, de grupos organizados, motivados por injustiças sociais, que reivindicam mudanças na sociedade.

Os principais movimentos brasileiros são os Movimentos do Trabalhadores Sem Terra (MST); O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

Segundo a Constituição Federal (1988), a educação é direito de todos com acesso e permanência na escola regular, tendo atendimento especializado aos educandos com necessidades especiais.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação (1996), entende-se como educação especial o que é oferecido as crianças na rede regular de ensino para crianças portadoras de necessidades especiais. Estas devem ter direitos iguais como qualquer outra criança. Garante que seja ofertado o atendimento educacional especializado para os alunos que apresentarem necessidades educacionais especiais devido a deficiências mental, física e neuromotora, visual, auditiva, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação.  

A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um movimento que tem sido muito debatido em diferentes segmentos, mas essa inserção nada mais é do que garantir o direito constitucional que todos independente de qualquer necessidade tenha uma educação de qualidade, e que a inclusão vai depender da capacidade de lidarmos com a diversidade e com as diferenças.

Para que o país alcance seu desenvolvimento é preciso garantir a todos os seus cidadãos em todas as etapas da vida o direito a uma vida digna e com qualidade física, psicológica, social e econômica. Desta forma a escola tem o papel essencial de favorecer aos seus cidadãos o acesso ao desenvolvimento e aos conhecimentos sendo a educação inclusiva aquela no qual garante o ensino de qualidade para seus alunos tratando cada um de uma forma de acordo com suas necessidades e reconhecendo suas adversidades e respeitando-as.


2.OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS BRASILEIROS E O FOCO NA INCLUSÃO SOCIAL

Segundo Touraine (1985 apud GOHN, 2008, p. 104) “Os movimentos sociais são ações coletivas que se desenvolvem sob a forma de lutas ao redor do potencial institucional de um modelo cultural, num dado tipo de sociedade. ”

Por meio de intervenções revolucionárias ou pacíficas, estes movimentos são capazes de modificar a ordem do sistema estatal, e por isso, destaca-se uma relação conflituosa entre os movimentos e o Estado. A esta relação de enfrentamento Touraine afirma que “(...) um movimento social é o espaço de um ator coletivo para se apossar dos “valores”, das orientações culturais de uma sociedade, opondo-se à ação de um adversário ao qual está ligado por relações de poder” (TOURAINE, 1994, p. 254).

Estes grupos fazem parte de movimentos sociais, populares, sindicais, ou de organizações não governamentais (ONGs). Os movimentos sociais, são a forma com a qual o cidadão protesta ou reivindica seus direitos, defendendo assim as causas e condições que julgam essenciais e pertinentes.

 As maneiras pela qual esses movimentos se comunicam simbolicamente é percebida através de marchas, ocupações ou paradas. Quanto as características de um movimento social Gohn (2014) afirma que possui liderança, base, demanda, opositores e antagonistas, conflitos sociais, um projeto sociopolítico, entre outros.

Por vivermos em uma sociedade dinâmica e diversa, os indivíduos possuem realidades e necessidades distintas, portanto devem ser representadas num contexto político para que sejam supridas. Mas nem sempre os interesses e as condições necessárias as pessoas na sociedade são atendidas pelo Estado, e é a partir desse impasse que os movimentos se tornam uma importante ferramenta de intervenção. Desta forma, através destes movimentos a sociedade se mostra politicamente ativa, e ela está ligada diretamente a resolução de problemas sociais.

De acordo com “Desde os tempos do Brasil Colônia, a sociedade brasileira é pontilhada de lutas e movimentos sociais contra a dominação, a exploração econômica e, mais recentemente, contra a exclusão social.” (GOHN, 2000, p.15).

No Brasil grandes movimentos acorreram, dentre tantos destacam-se a mobilização das mulheres em movimentos como a “Marcha das vadias”, “Marcha das Margaridas”, “Movimento contra a carestia” e o “Movimento feminista”.

 O Movimento Feminista ao longo da história teve seu significado e reivindicações modificados, alguns aspectos foram e ainda são objeto de discussão dentro do movimento, como o fato que a caracterizada em relação ao termo ‘gênero’ e ‘mulher’. Dentro desse movimento que abrange desde ir contra a sujeição e discriminação da mulher, até a luta por diretos civis e políticos. Embora seja um movimento feminista, ele não tem como finalidade se contrapor ao homem, mas sim de buscar a igualdade de sexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com