TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marx Weber

Por:   •  21/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Juliana Paes Furtado Silvano

Centro Universitário Faveni

Jufurtado30@gmail.com

Portfólio Biblioteca: Max Weber

Ipanema, 2021

Ao lado de Karl Marx, Émile Durkheim e Auguste Comte, Max Weber é considerado um dos nomes mais importantes da Sociologia Clássica.

Nascido em 1864, na Alemanha, Weber viveu e desenvolveu suas obras no período pós unificação alemã, finalizando-as em 1871, no contexto de fortalecimento e crescimento, tanto do povo alemão quanto da economia capitalista instaurada no país.

Max Weber desenvolveu trabalhos em uma série de áreas como: Filosofia, Economia, Política e Direito. No entanto, foi o fundador de uma nova corrente de pensamento sociológico, a sociologia compreensiva, que deu lugar a uma nova forma de encarar os estudos da sociedade, até então influenciados pelo positivismo comteano e durkheiniano.

Weber (1905) critica a teoria durkheiniana que afirma: [...] a ordem social se sobrepõe aos indivíduos. Para o pensador alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas.

A sociologia é concebida por Max Weber como a ciência que tem como objeto a realidade infinita, na qual existem tipos ideais que servem como modelos para a interpretação dos acontecimentos sociais que serão analisados.

A esta ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação do outro, Max Weber deu o nome de ação social. As ações sociais podem ser de quatro tipos e o modo pelo qual os indivíduos agem podem depender da tradição, emoção ou interesses racionais.

Weber preocupa-se em tentar entender os processos pelos quais a racionalidade no pensamento impactou a vida, influenciando as organizações do Estado, as formas de governar, as relações culturais, sociais e individuais do sujeito moderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com