TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Multiculturalismo na Sala de Aula

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade I – Multiculturalismo na sala de aula

Vivemos em um país onde a diversidade resume a nossa população. Somos descendentes das mais diversas etnias que se desenvolveram em diferentes partes do nosso país. Como nação nós somos únicos, pois há um multiculturalismo quase infinito e não precisamos ir longe para sentir a diferença cultural, às vezes cidades vizinhas já demonstram essas diferenças.

Inicialmente o docente deve ter concreta a definição de cultura. Segundo Morin (2001, p. 56):

a cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, idéias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas.

O que ocorre muito em sala de aula, como pude observar, é a elitização de determinadas culturas e detrimento de outras, principalmente se esses valores são reproduzidos por indivíduos de poder aquisitivo inferiores, ou por comunidades que se encontram longe de centros urbanos desenvolvidos. Muitas vezes, por pouca orientação ou por preconceito pessoal, o docente acaba menosprezando determinadas culturas.

Nós, como futuros educadores, temos que ter a percepção de que não há uma cultura melhor que a outra, e sim culturas diferentes. Saber abordá-las é essencial para que o aluno possa compreender as diferenças. Wagner de Cerqueira e Francisco em seu artigo A Diversidade Cultural Brasileira em Sala de Aula sugere ao professor, ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.

É uma tarefa árdua, pois muitos alunos já vêm com essa pré-percepção cultural formada. Como sugestão o docente pode fazer uma abordagem inicial da cultura da sua região (cidade), através da sua história, para que os alunos possam compreender o porquê de cada costume para depois abordar as outras culturas. Além de aproveitar as datas comemorativas do calendário nacional para abordar o tema, como o dia do índio, não apenas fazendo a caricatura indígena que se é costumeira nas escola, mas sim uma abordagem mais realista, ressaltando suas origens e tradições, hábitos que foram incorporados pelos povos não indígenas, entre outros assuntos que possam mostrar que mesmo sendo uma cultura tão diferente da vivida pelos alunos, no caso de não serem alunos de uma comunidade indígena, está tão presente no nosso dia a dia, seja através de palavras ou pequenos hábitos.

Estes são pequenos passos, que se desenvolvidos gradualmente, ajudam ao docente na abordagem do multiculturalismo na sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm, acessado em 16/5/2019;

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com