TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo do trabalho: Trajetória histórica de afirmação e negação de direito à educação

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO Sorocaba

CURSO: Pedagogia

Disciplinas norteadoras: Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial, Competências Profissionais.

Elaboração de um projeto de intervenção, junto à turma de EJA da Escola Municipal “Construindo o Saber”, objetivando motivar os alunos sobre a relação entre Educação e Mundo do Trabalho, aspectos que contribuirão ao processo de ensino e aprendizagem.

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Maria Clotilde Bastos

SOROCABA/SP

2017


                                UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO Sorocaba

CURSO: Pedagogia

Disciplinas norteadoras: Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial, Competências Profissionais.

Elaboração de um projeto de intervenção, junto à turma de EJA da escola municipal “Construindo o Saber”, objetivando motiva

r os alunos sobre a relação educação e mundo do trabalho, aspectos que contribuirão ao processo de ensino e aprendizagem.

Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas norteadoras: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial e Competências Profissionais, Avaliação sob orientação do Tutor (a) à distância Maria Clotilde Bastos.

SOROCABA/SP

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................4
  2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE  INTERVENÇÃO..................................6
  3. APRESENTAÇÃO DA PALESTRA ESTRUTURADA......................................8
  4. CONCLUSÃO....................................................................................................9
  5. REFERÊNCIAS...............................................................................................11
  6. ANEXOS..........................................................................................................12
  1. INTRODUÇÃO

O trabalho do Desafio Profissional, desenvolvido pela nossa equipe, tem como meta mostrar a importância da educação no sentido de inserir o cidadão na sociedade. Entendemos educação como o melhor e maior instrumento gestor de mudança, pois somente por meio desta que o homem consegue compreender melhor a si mesmo e o mundo que o cerca.

Com isso a educação deve ser a primeira a aceitar e acompanhar o desenvolvimento e suas particularidades, renovando e promovendo a interação com o novo.

Os jovens e adultos compreendem que sem uma qualificação adequada, suas chances no mercado de trabalho estão cada vez mais reduzidas. Quanto maior a escolarização, maior será também sua renda. Ou seja, a educação será o único caminho para diminuir as desigualdades sociais.

Com a criação da EJA, estes grupos de cidadãos marginalizados pela sociedade começam ter a oportunidade de frequentar a escola e há recuperar o tempo perdido.

Oferecer a modalidade da EJA nos dias atuais exige um novo pensar das políticas educacionais e das propostas de inclusão desses alunos nas redes de educação pública de nosso país, pois apenas alfabetizá-los não trará garantia de desenvolvimento social deste cidadão.

Quando um adulto retorna aos estudos, ele com certeza trarão consigo o desejo de estar se preparando para ingressar no mercado competitivo de trabalho, de ter autonomia e atender as expectativas deste mercado.

Com tudo isto não se pode negar a importância dos fatores educacionais para o aumento da produtividade e da geração de emprego. Temos a certeza de que os profissionais com baixa escolaridade, de maneira geral, são excluídos do mercado de trabalho.

Diante deste quadro necessita-se a reintegração desses cidadãos nas escolas, com melhores condições de acesso ou permanência.

Através de pesquisas em revistas, livros didáticos, aulas desenvolvidas no AVA, relatos, entre outros foi desenvolvido este desafio profissional, buscando através destas propostas a reflexão sobre os novos rumos da educação, o mercado de trabalho, a qualificação profissional e as novas tecnologias dentro da educação.

  1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇAO

Nos dias atuais as políticas educacionais estão ligadas às propostas de empregabilidade, junto com novas medidas adotadas para favorecer o atendimento do jovem em programas de educação à distância, formação profissional e empreendedorismo.

Foram criados também programas de atendimento para a juventude na área social, voltadas à formação do cidadão através da garantia de escolarização, formação profissional e acesso ao mercado de trabalho.

O PROEJA, Programa Nacional de Integração da educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos, tem como diretriz a oferta de cursos e programas profissional. Com a finalidade de ofertar uma formação inicial e continuada de trabalhadores e a educação profissional técnica de nível médio, levando em consideração as características de jovens e adultos.

Na EJA existe a necessidade de inserir no dia a dia do educando experiências trazidas por eles de seu meio, favorecendo uma atmosfera criadora e transformadora.

Segundo Paulo Freire, os homens se fazem na palavra, no trabalho, na ação e reflexão e não no silêncio. Como a palavra verdadeira é trabalho, é práxis, é transformar o mundo, dizê-la não é privilégio de alguns homens, nem é um ato de prescrição, feito por alguém sozinho, dirigido ao outro, numa atitude de roubo da palavra dos demais. Ela se dá no diálogo. ”Daí, que dizer a palavra verdadeira seja transformar o mundo” (FREIRE, 1982, p91)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com