TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método Socrático e a diferença entre a idéia de filosofia de Aristoteles e Platão

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

O Método Socrático

O Método Socrático era um método realizado por Sócrates através de perguntas e diálogos que levavam a pessoa a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores e a construção de novos conhecimentos. Primeiro Sócrates através de seus diálogos mostrava a ignorância de seus interlocutores para em seguida mostrar-lhes a verdade que pretendiam possuir, convencendo-lhes o quanto estavam errados em seus “pré-conceitos” e “pré-juízos”.  Sócrates fazia a sondagem daquilo que se pretendia saber em relação ao assunto em questão, através de perguntas e diálogos Sócrates ia conduzindo o individuo ao ponto em que o mesmo ficasse embaraçado, e depois ele apresentava a verdade sobre o conceito em questão, Isso era a filosofia para Sócrates. O filosofo Sócrates, não deixou nenhuma obra escrita, o seu “Método” foi conhecido por seus principais discípulos Platão e Xenofonte, e era Platão seu fiel admirador que narrava os diálogos de seu mestre Sócrates pelas ruas e praças de Atenas.

O pensamento filosófico de Aristóteles e a diferença da filosofia de Platão

O pensamento de Aristóteles era baseado na ideia de um único mundo, este em que vivemos, o mundo da forma e da matéria, ou seja, aquilo que é concreto, Para ele a forma compreende como a explicação da coisa, a causa de algo ser aquilo que é, ele acreditava na existência  das quatro causas: A causa material, a causa eficiente, a causa formal e a causa final da forma como: De quê? O quê? Como? e Pra quê? ela foi feita. Diferente da filosofia de Platão que acreditava que existiam dois mundos de ideias: o sensível, o que não é concreto, e o inteligível que para ele era o mundo real, o mundo das ideias intelectuais e só podia ser alcançado pela razão e pela lógica. Características do mundo sensível: Sol, Luz, Cores, Olhos, Visão, Treva, cegueira, Privação de luz. Características do mundo inteligível: Bem Verdade, Ideias, Alma racional ou inteligência, Intuição Ignorância, opinião, Privação de verdade.

Fontes de Pesquisa

Apostila: Cruzeiro do Sul Virtual, Material Didático – Material Teórico - Unidade II - Aspectos da filosofia Antiga e Medieval.

Sites para pesquisa, consultados entre os dias 19/04/2016 à 21/04/2016:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Método_socrático

http://viverafilosofar.blogspot.com.br/2013/10/platao-x-aristoteles-e-influencias.html

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/aristoteles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com