TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO DE FILOSOFIA - ARISTÓTELES E SÃO TOMÁS DE AQUINO

Por:   •  17/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  4.656 Palavras (19 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE NOVA ROMA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DIOGENES NUNES MONCLAIR DE ALBUQUERQUE

GUILHERME SANTANA

JÉSSIKA MARIA

ARISTÓTELES E STO. TOMÁS DE AQUINO – DA BIOGRAFIA E A FILOSOFIA DA LÓGICA E ÀS CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLÁSTICA

Recife

2011

DIOGENES NUNES MONCLAIR DE ALBUQUERQUE

GUILHERME SANTANA

JÉSSIKA MARIA

ARISTÓTELES E STO. TOMÁS DE AQUINO – DA BIOGRAFIA E A FILOSOFIA DA LÓGICA E ÀS CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLÁSTICA

Trabalho apresentado à Faculdade Nova Roma como requisito parcial para aprovação na disciplina de Filosofia, Ética e Responsabilidade Social do curso de Administração de Empresas.

 Orientadora: Profª. Dra. Vânia Sant’Anna

Recife

2011

Sumário

1.        APRESENTAÇÃO        4

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        5

2.1        Aristóteles        5

2.1.1 A biografia de um mestre        5

2.1.2 A Filosofia da Lógica        7

2.1.3 A Análise dos Seres – Metafísica de Aristóteles        8

2.2 São Tomás de Aquino        10

2.2.1 BIOGRAFIA        10

2.2.2 SANTO TOMÁS DE AQUINO E FILOSOFIA ARISTOTÉLICA        11

2.2.3 OBRA        11

2.2.4 REFLEXÕES TOMISTAS        14

2.2.5 AS CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLÁSTICA        15

3.        DISCUSSÃO E ANÁLISE ACERCA DO CONTEÚDO        17

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19


  1. APRESENTAÇÃO

Filosofar é refletir sobre a vida, fazer questionamentos acerca das verdades inquestionáveis, dos mitos existentes na sociedade, criar teorias baseadas em pensamentos racionais ou acerca de idéias. Vários foram os percussores da filosofia moderna, mais especificamente Sócrates, Platão e Aristóteles, considerados os “filósofos maiores”.

Este seminário tem como objetivo abordar a vida, obra e a filosofia pregada por Aristóteles, assim como Santo Tomás de Aquino também, que foi um filósofo numa época posterior a Aristóteles mas muito influenciado por suas idéias e sua filosofia da Lógica, que foi a maior contribuição de Aristóteles para o campo filosófico.

   


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Aristóteles

2.1.1 A biografia de um mestre

Por volta dos anos 384 a 385 a.C nasce em Estagiros, cidade da Trácia e colônia de origem Jônica localizada dentro dos limites do império Macedônico onde hoje se situa Stravo, um dos maiores pensadores de toda a história antiga.

Por ser filho de Nicômaco, médico do rei Amintas, Aristóteles gozou enquanto ainda criança de alguns privilégios, principalmente em relação aos estudos. Aos 17 anos foi enviado a Academia de Platão onde permaneceu por cerca de 20 anos, demonstrando inicialmente como aluno uma assiduidade, um ardor e uma excepcional inteligência. Deixando a academia somente após a morte de Platão em meados do ano 347 a.C.

Depois de sua longa estadia em Atenas, local onde localizava-se a Academia de Platão, Aristóteles decidiu ausentar-se por longos anos. De início seu destino foi a Ásia Menor, onde se reuniu com alguns seguidores platônicos na cidade de Assos. Tal cidade localizava-se dentre os domínios do tirano Hérmias, de quem foi hóspede por três anos. Durante os anos passados na companhia de Hérmias, Aristóteles podem então conhecer Pítias, sua primeira esposa, com quem se mudou para Mitilene. Porém, pouco tempo após Pítias veio a falecer, e Aristóteles veio então a conhecer Hérpilis, que viria a ser a mãe de seu primeiro filho, Nicômaco.

Com o desenvolvimento de um exército poderoso, o rei Felipe II da Macedônia, pode desenvolver seu país e anexar grandes conquistas. Dentre os inúmeros territórios conquistados estavam cidades importantes da Grécia como Atenas e Tebas. Assim, com tal feito, o rei Felipe II conseguiu a unificação  das cidades gregas em uma só liga, pregando uma guerra prolongada ao então grande e temido Império Persa.

A unificação das cidades gregas em questão trouxe bons frutos para Aristóteles que em 343 a.C foi chamado para integrar a corte do então rei da Macedônia, Felipe II. Em Pela, cidade na qual ficou instalado, Aristóteles tinha uma das mais belas funções que um ser humano pode desenvolver, a de educador. Como seu aprendiz, nosso grande filósofo tinha um menino pequeno ao qual um futuro de enormes conquistas estava reservado.  Esse menino posteriormente viria a marcar a história como sendo um dos maiores conquistadores, chegando a ser amplamente conhecido como Alexandre “O Grande”. Essa curta estadia, de apenas dois anos, em território macedônio só foi interrompida pelo fato trágico do assassinato de Felipe II. Ocasionando assim, a necessidade da imediata sucessão por seu filho Alexandre.  

Apesar de seu retorno a Atenas no ano de 335 a.C, nosso filósofo continuou a manter contato com seu ex-aluno e agora o então rei da macedônia. Alexandre não escondia o apreço que sentia por seu antigo mestre e com isso o auxiliou na fundação do Liceu, que em pouco mais de dez anos tornou um centro de pesquisas avançadas para a época.

Com o falecer prematuro de Alexandre aos 33 anos de idades, por volta de 323 a.C, renasceu em Atenas o sentimento forte de aversão ao povo macedônico. Uma vez impulsionado esse movimento por Demóstenes com a criação do partido nacionalista, Aristóteles se viu obrigado a retirar-se de Atenas para evitar tal confronto de idéias. Deixando assim o controle de sua escola, o Liceu, sob o comando de Teofrasto, amigo com que retornara a Atenas após a morte do rei Felipe II. Seu destino foi sua pequena propriedade em Cádiz. Aonde veio a falecer no ano seguinte, aos 62 anos de idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com