TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORIENTE EO MEDITERRÂNEO: MODELOS EDUCATIVOS

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 3

O ORIENTE EO MEDITERRÂNEO: MODELOS EDUCATIVOS

1  A REVOLUÇÃO DO NEOLÍTICO NA EDUCAÇÃO

 A pré história humana inicia-se com a aquisição da posição ereta.

 Esta posição libera as mãos que ficam independentes e transformam em instrumentos de múltiplo uso.

 Na fase do homo sapiens a educação de jovens torna-se instrumento para a sobrevivência e atividade para a transmissão de conhecimentoe cultura.

 A revolução educativa neolítica fixa uma divisão educativa paralela a divisão do trabalho. Fixa o papel da família na reprodução cultural. Produz o incremento dos locais de aprendizagem e adestramento, que embora ocorram sempre por imitação.

 2  SOCIEDADES HIDRÁULICAS E NOVOS PROBLEMAS EDUCATIVOS

 Sociedades hidráulicas são aquelas que se desenvolveram nas planícies sulcadas por grandes rios.

 São sociedades com forte divisão de trabalho e distinção de classes sociais, que dão corpo a uma tradição de rituais, de saberes que levanta o problema da transmição/transformação/incremento.

 Devemos lembrar também que, ao lado das sociedades hidráulicas, permanecem formas de sociedades nômades ou ex-nômades e tribais que precedem as hidráulicas, mas que não são extintas por elas.

 São sociedades organizadas por tribos, com forte espírito ético, governadas por modelos patriarcais, e que se transformam em sociedades comerciais organizadas em torno do intercâmbio de mercadorias.

 Elas nascem no extremo oriente com a China e Índia, acolhem populações numerosas e diversas e organizam sua vida por meio da religião e do Estado. São sociedades agrícolas ligadas ao problema da irrigação. Aspectos também das sociedades hidráulicas mais ocidentais da Mesopotâmia e do Egito, que se modelam segundo a mesma estrutu-ra das asiáticas. Na cultura destas, a natureza aparece divinizada. Os sacerdotes detêm as chaves da tradição, governam a produção ideológica, constroem e reproduzem a mentalidade coletiva de concepção do mundo. Ao mesmo tempo a natureza aparece dominada e submetida aos desígnos do homem pelo controle técnico, não só as técnicas rudimentares mas também as técnicas da mais altas da geometria, matemática, teologia, medicina...

 A educação muda profundamente . Ela é ainda, transmição da tradição e aprendizagem por imitação, mas liga-se cada vez mais à linguagem, primeiro oral, depois escrita, tornando-se cada vez mais transmição de saberes e não somente de práticas. Reclamam uma institucionalização desta aprendizagem.

3 O EXTREMO E O MÉDIO ORIENTES

 O extremo oriente é uma terra de grandes rios comos as outras que falamos, mas é também um terreno polifônico do sagrado e terras submetidas a barbárie, contra a qual é preciso se defender, organizando-se de modo compacto, militar e social. As sociedades do extremo oriente são complexas mas imóveis

 Na China, a estrutura de base familiar , ligada como gens e organizada em torno da religião dos ancestrais, é que provoca esse imobilismo.

 Embora a China tenha produzido descobertas técnicas notáveis estas não conseguiram decolar uma ciência.

 A estrutura da sociedade chinesa permanece tradicional, familiar, patriarcal, autoritária. A educação também é tradicional, dividida em classes, opondo cultura e trabalho.

 Na Ìndia ocorre a mesma coisa, dominada pelas castas sociais, e pela religião védica. Incapazes de combater a hierarquização da sociedade indiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com