TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA ÉTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  20.714 Palavras (83 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 83

FACULDADE DO MARANHÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INAYARA DE ASSUNÇÃO PEREIRA

PAPEL DA ÉTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

São Luís

2016

INAYARA DE ASSUNÇÃO PEREIRA

PAPEL DA ÉTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

Monografia apresentada ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Maranhão, para obtenção do Grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Sidnei Santana Lima

        

São Luís

2016


[pic 1]

INAYARA DE ASSUNÇÃO PEREIRA

PAPEL DA ÉTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

Monografia apresentada ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Maranhão, para obtenção do Grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Aprovado em:___/___/___

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________

Prof. Sidnei Santana Lima (Orientador)

Especialista em Metodologia do Ensino Superior

Faculdade do Maranhão

______________________________________________

Examinador

______________________________________________

Examinador

        

“Mas buscai primeiro ao reino de Deus, e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”.

                  (Mateus, 6:33)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, por iluminar constantemente o meu caminhar, pela oportunidade, e por me dar forças para não desistir.

A minha mãe Maria Isaura, pelo carinho, pela dedicação e principalmente pelo apoio para superar os obstáculos da vida.

A Whalisson Luis, meu querido irmão, que sempre me incentivou a estudar e a nunca desistir dos meus sonhos.

A todos os meus amigos que fizeram parte direta e indiretamente nesse momento único, em especial a Ingrid Rafaela, que esteve sempre ao meu lado, me ajudando, dividindo momentos de alegrias, tristezas, experiências e conquistas, pela paciência e generosidade de sempre; a Jérica Natana que esteve ao meu lado esses quatro anos de graduação compartilhando experiências e me apoiando em todos os momentos; e a Dayane Lima pela grande ajuda.  

A todos os meus professores que enfatizaram um aprendizado diferenciado e significativo para compor o meu lado profissional e também pessoal.

Ao meu orientador, Sidnei Lima, um agradecimento carinhoso e especial, pela paciência, compreensão e competência.

E ao meu querido e eterno padrinho (In memorian) pelo amor, carinho e atenção.

RESUMO

Esta pesquisa cujo o tema é Papel da ética no exercício da profissão contábil, teve como objetivo analisar como a ética pode auxiliar o profissional contábil no exercício de suas atividades de modo a contribuir para o desempenho das organizações, levando em consideração que suas atitudes dependem de uma conduta voltada para a honestidade, sigilo, zelo, competência, prudência, humildade e imparcialidade. Foram descritos conceitos de ética, associando esses conceitos ao Código de Ética Profissional do Contador, bem como questões éticas que regem o comportamento humano no exercício da profissão. Á pesquisa visou também, analisar a ética e seu papel no mundo dos negócios e descrevê-la como ciência. A metodologia utilizada neste trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e explicativo, utilizando-se de artigos, livros, revistas, sites dentre outros, em forma de revisão teórica destacando a importância de se abordar esse objeto de estudo. Conclui-se realizando um enfoque voltado para a importância do Código de Ética Profissional, e o perfil que o profissional contábil deve adotar perante a sociedade em geral.

Palavras-chave: Ética. Profissional Contábil. Código de Ética.


ABSTRACT


This research aimed to examine how ethics can assist the accounting professional in the exercise of their activities in order to contribute to the performance of organizations, taking into account that your actions depend on a dedicated conduit to honesty, confidentiality, care, competence, prudence, humility and fairness. ethical concepts were described by associating these concepts to the Code Counter Professional Ethics and ethical issues that govern human behavior in the profession. The survey also aimed to analyze the ethics and their role in the business world and describes it as a science. The methodology used in this study is a bibliographical research, descriptive and explanatory character, using articles, books, magazines, websites among others, in the form of literature review highlighting the importance of addressing the study object. The conclusion is conducting a focused approach to the importance of the code of professional ethics, and the profile that the accounting professional must adopt to society in general.

Keyword: Ethics. Accounting Professional. Code of ethics.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        9

2        BREVE HISTÓRICO DA ÉTICA        11

2.1 Conceito de Ética...............................................................................................11

2.2  Ética e Moral......................................................................................................15

2.3  Ética Profissioal.................................................................................................19

3        A PROFISSÃO CONTÁBIL        22

...

Baixar como (para membros premium)  txt (139.9 Kb)   pdf (526.4 Kb)   docx (92 Kb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com