TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA, NO CONTEXTO DO ESTÁGIO NÃO PRESENCIAL

Por:   •  10/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE AULA, NO CONTEXTO DO ESTÁGIO NÃO PRESENCIAL.

(De acordo com a BNCC)

TEMA: Ciências da Natureza – Corpo Humano

ALUNO: WALTER DA SILVA BUARQUE – R.A. 8090608

INSTITUIÇÃO: CLARETIANO – COLÉGIO SÃO JOSÉ DE BATATAIS

DATA DA ELABORAÇÃO: 05/06/2021

1. Título da aula: Energia para nosso corpo: o que acontece com os nutrientes e com o oxigênio?

2. Tempo necessário: Aula de 45 minutos

3. Etapa de Ensino

(   ) Educação Infantil

(X) Ensino Fundamental (anos iniciais)

4. Ano ou série da etapa de ensino

Educação Infantil: Creche de 2 a 3 anos (   ) Pré escola I (   ) Pré escola II (   )

Ensino Fundamental (anos iniciais): 1º ano (   ) 2º ano (   ) 3º ano (   ) 4º ano (   ) ou 5º ano (X)

5. Para o Ensino Fundamental – anos iniciais – 5º ano 

Competências que serão trabalhadas na aula

Compreensão dos produtos resultantes da digestão e da respiração como corresponsáveis pela produção de energia ocorrida nas menores partes do nosso corpo.

6. Campos de Experiência

Desenvolver a percepção de que o corpo necessita de nutrientes, discutindo e descobrindo de onde vem à energia que utilizamos para o funcionamento do corpo humano.

7. Conteúdo

Unidades Temáticas/ Objetos do Conhecimento (Conteúdos)

(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

8. Estratégia de Ensino

Através de slides são apresentados para os alunos, apenas um resumo do conteúdo da aula planejada. Já na aula, são abordados temas iniciais a respeito da nutrição do organismo, sistema digestório e a produção de energia. Pretende-se que esse seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar, de imediato, um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação do aluno aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas.

9. Detalhamento da Aula

Ler o tema da aula e comentar com os alunos que eles irão discutir e descobrir de onde vem à energia que utilizamos para o funcionamento do corpo humano. Para tanto, estimula-os dizendo que irão realizar uma investigação sobre esse mistério. Inicia uma discussão a respeito da forma de alimentação dos bebês. Perguntando aos alunos se eles conhecem algum bebê e se sabem como eles são alimentados. Estimulando-os a comparar a alimentação do bebê com a sua própria, buscando listar o que eles comem e o que um bebê recém-nascido não pode comer. Peça para pensarem sobre a razão pela qual um bebê não se alimenta como uma criança de dez anos de idade. Pede-se para pensarem sobre o que há no leite materno que o torna tão especial. Solicita-se que eles reflitam se uma criança do quinto ano poderia sobreviver tomando somente leite materno. Por quê? Em seguida, se propõe uma atividade que estimule ou ajudá-los a responder a essas questões.

Deixar claro que não somente o bebê precisa de fontes de energia, mas também qualquer ser vivo, incluindo os próprios alunos. Retomar o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora acima, e ressaltar o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido a importância da alimentação para a produção de energia. Como dito anteriormente, essa é uma aula que inicia a temática. Nas aulas seguintes, os alunos vão descobrindo como o alimento é digerido e como os nutrientes se combinam com o oxigênio e a água para produzir energia para as células.

10. Recursos/materiais

Recursos de comunicação como o WhatsApp, para o envio das orientações por áudio, vídeo ou texto e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade; e ainda, canal para vídeo chamadas, como o Google Meets para elaboração e o fechamento das propostas; além dos materiais didáticos como: lápis, papel, livros e revistas que tratem do tema, equipamentos eletrônicos com acesso à internet e mapas mentais.

11. Sugestão de trabalho interdisciplinar

Iniciar a discussão da aula comentando que todas as máquinas e equipamentos precisam de algum tipo de combustível para funcionar. Então, questionar os alunos: Qual o combustível para o nosso corpo permanecer funcionando bem?

Essa discussão pode acontecer por meio de uma videoconferência ou por um fórum.
Os alunos devem pesquisar sobre as fontes de energia que nos mantém vivos e montar um mapa mental com as principais informações colhidas. Devem compartilhar os mapas mentais uns com os outros.

Depois que todos os alunos analisarem os mapas produzidos, sugere-se a produção de um mapa mental coletivo, com base nas aprendizagens realizadas nesta aula. Esse mapa pode ser produzido no site GoConqr, por exemplo.

Ideal; também, é que seja feito o convite às famílias, para que participem de forma ativa em
todos os momentos do plano de forma compartilhada. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes a acessar os áudios, vídeos ou textos enviados pela professora e a se conectar via WhatsApp ou por meio da plataforma escolhida para o mural e a vídeo-chamada.

12. Avaliação

A avaliação é feita por meio da chamada e presença no grupo e sala virtual, além de registros e participação nas atividades individuais e coletivas.

13. Referências

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2910/fonema-se-seus-grafemas/sobre. Acesso em: 23 de Maio de 2021.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-obtida-a-energia-que-faz-nosso-corpo-funcionar/. Acesso em: 06 de Junho de 2021.

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/processo-producao-energia-partir-oxidacao-dos-alimentos.htm. Acesso em: 06 de Junho de 2021.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistemas-corporeos-respiracao-digestao-circulacao-e-outros-sistemas.htm. Acesso em: 07 de Junho de 2021.

14. Etapas para preparar a aula não presencial.

É fato que a modalidade presencial tem uma série de fatores que precisam ser cumpridos e precisam existir, por exemplo, o contato e interação do professor com o aluno, necessário para construção do conhecimento.

No entanto, com a pandemia, algumas atitudes foram essenciais (como o isolamento), e foi necessário adaptar-se ao novo modelo de ensino, já que o estudo não pode ser interrompido.

A princípio, o desafio foi enorme e constante, ainda mais ao se tratar de crianças pequenas, onde a concentração e meio digital não é tão explorado do ponto de vista educacional, e ainda elaborado com grandes ressalvas.

Mesmo assim, o contato e interação precisam existir virtualmente, e o que teve que ser feito, foi reinventar-se às novas metodologias de ensino a distância. Então! Os professores passaram a usar ferramentas tecnológicas como atributo fundamental ao ensino: computador, vídeos, teclado, mouse, microfones e câmeras em constante manuseio por ambas as partes, enquanto que as tradicionais salas de aula, lousa e giz ficam sem finalidade.

Dessa forma, para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, o cronograma de aulas não presenciais segue adaptado: estruturar o conteúdo proposto para modalidade, gravar os vídeos ou selecionar os materiais para aula, acolher os alunos, deixá-los falar, estimulá-los na proposta de aprendizado e propor atividades/avaliações.

Para quem não puder participar, as aulas são gravadas e quem não tem acesso retira os materiais impressos na escola, ou segue com aprendizado didático em livros, com supervisão e plantão eventual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com