TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA

Por:   •  22/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

  1. INTRODUÇÃO

Parece mentira que em pleno século XXI, pessoas ainda sofrem preconceito racial,  Este problema acontece freqüentemente principalmente nas escolas, sendo que é da escola a responsabilidade de sistematizar saberes, através de projetos que venham a contribuir para o crescimento e a inclusão social do individuo. Vale ressaltar, que os educadores que se encontram num exercício de sua profissão sente dificuldade perante certas situações de preconceito, isso se deve ao processo de assimilação  de uma ideologia superior, imposta no âmbito escolar, já que  quando eram educados, foram ensinados a perceber a vida do negro a partir de sua vinda ao Brasil para cobrir a economia dos seu senhores mediante um trabalho duro e árduo.

Objetivo geral:

Este plano  tem como objetivo esclarecer aos alunos sobre o preconceito e os danos que ele causa as pessoas, bem como,  amenizar o preconceito racial que se faz presente ate hoje e por isso é necessário que todos os profissionais da educação interajam nessa luta, formulando projetos a serem desenvolvidos durante o ano escolar, pois é necessário que o aluno saiba que existem diferenças entre as pessoas e que isso não faz uma pessoa inferior.

É importante buscar formas inovadoras para desperta-lo nos alunos, o entendimento sobre o que é preconceito e o que devemos fazer para acabar com ele. Neste contexto foi criado um projeto a ser trabalhado com os alunos de 5º ano do ensino fundamental  I.

A intenção deste plano é conscientizar a turma, as pessoas, e a sociedade, os danos e desequilíbrio que o racismo pode causar para a sociedade e para o desenvolvimento da nova geração, e com isso, evitando a violência.

Conforme já exposto acima, este  trabalho será apresentado para a turma de 5 ° ano do Ensino Fundamental I, frisando que esta possui a faixa etária de 09 a 12 anos de idade.


  1. DESENVOLVIMENTO

Forma de Apresentação:

Chegando em sala de aula, iniciarei falando sobre o tema que será abordado,  a apresentação será através de vídeo, primeiro discutiremos o tema, e depois será passado o vídeo, e logo após solicitarei um trabalho a respeito, tudo em sala de aula.

Este plano foi elaborado através de varias pesquisas onde aborda o preconceito como uma das causas  de reprovação e evasão escolar. É fundamental na teoria de Nelson Mandela, para ele: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender  odiar, podem ser ensinadas a amar.”  ( Nelson Mandela).

Mandela considerava o preconceito uma coisa selvagem, venha a ele de um negro ou de um branco, pois o preconceito não caracterizado só pela cor da pele mas também por raças ou desigualdade social. Afirma ainda que, a educação é o grande motor do desenvolvimento social. É através dela que a filha de um Camponês  pode se tornar uma medica, que o filho de um mineiro pode se tornar um diretor de mina, que uma criança de piões de fazenda, pode se tornar um presidente de um país. Por isso devemos acreditar que a maneira de combater o preconceito é através da educação.

O projeto será apresentado para  os alunos,através de  um vídeo apresentado pelo jornal da justiça chamada a historia de Luslinda ,onde expõem situações de preconceitos sofridos por ela na escola durante toda a sua infância ,onde ela conta que numa determinada  situação um professor   lhe disse que por ela ser pobre e negra  ela seria mais feliz fazendo feijoada  na casa da branca,mas apesar de todo preconceito sofrido ela superou  e se tornou a primeira juíza negra do Brasil .após apresentação do vídeo, será promovido um debate onde os alunos  falarão de suas experiências sobre o assunto se eles já vivenciaram situações parecidas com a do personagem, se já sofreram  algum tipo de preconceito ou já presenciaram alguma cena vivida por algum colega. Quais as representações negativas  em relação ao negro e aos positivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com