TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.235 Palavras (17 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 17

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – 100h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

BASE LEGAL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

F Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina quem é o orientador educacional e explique a sua importância no contexto escolar.

O orientador é solicitado para resolver problemas de disciplina e aplicar testes padronizados. Muitos fazem aconselhamento a alunos e pais e encaminham os estudantes a setores de psicologia, psiquiatria e outros, quando a situação torna-se mais complexa. O trabalho do Orientador Educacional nessa dimensão é contínuo, dinâmico e permanente. Sua atuação na escola contribuirá para garantir a qualidade da educação em um trabalho conjunto com os demais profissionais envolvidos. O trabalho de orientar, apontar caminhos e mediar processos de aprendizagem juntos aos alunos é também função do orientador educacional, pois é ele quem promove a ligação entre os estudantes, família e escola.

2. De acordo com o conteúdo estudado da unidade 1, qual é o papel do OE no contexto atual?

Atualmente, a Orientação Educacional caminha na busca da totalidade do aluno, preocupando-se com a ampliação do conhecimento do educando como pessoa. Pois orientar os estudantes nos dias de hoje é um desafio constante, devido aos inúmeros problemas atuais, seja de ordem tecnológica, social, política ou cultural. Muitos orientadores começaram a psicologia seu trabalho, ou seja, explicar tudo pelo viés psicológico, em detrimento da lógica e epistemologia. Mas atualmente isto já teve um novo rumo, procurando compreender e interferir no processo pedagógico e no ensino-aprendizagem que o foco da escola.

3. Faça uma análise Crítica do Art. 1º da Lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, e registre seu posicionamento.

Art. 1º. A orientação educacional se destina a assistir ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito das escolas e sistemas escolares de nível médio e primário visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação e preparando-o para o exercício das opções básicas. Este artigo busca esclarecer e determinar qual e como deve ser o posicionamento da orientação educacional, a sua atuação visa o desenvolvimento integral do indivíduo favorecendo a sua formação pessoal e intelectual.

4. Descreva quais requisitos uma pessoa deve ter para trabalhar como orientador educacional?

Registro dos diplomas ou certificados no Ministério da Educação e Cultura. Registro profissional no órgão competente do Ministério da Educação e Cultura.

5. Nos Artigos 8º e 9º do Decreto nº 72.846, de 26 de setembro de 1973, constam as atribuições privativas do orientador educacional. Aponte cinco funções de cada artigo e explique-as.Art. 8º.

a) Planejar e coordenar a implantação e funcionamento do Serviço de Orientação

Educacional em nível de:

1 - Escola;

2 - Comunidade. Sendo o mediador entre comunidade escolar e familiar.

c) Coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-o ao processo educativo global. Orientador da vocação do aluno.

d) Coordenar o processo de sondagem de interesses, aptidões e habilidades do educando. Conselheiro e guia pessoal do aluno.

e) Coordenar o processo de informação educacional e profissional com vista à orientação vocacional. Sendo o agente de informações sobre oportunidades educacionais e ocupacionais.

g) Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos, encaminhando a outros especialistas aqueles que exigirem assistência especial. Conselheiro e guia pessoal do aluno.

Art. 9º.

a) Participar no processo de identificação das características básicas da comunidade. Sendo o mediador entre comunidade escolar e familiar.

b) Participar no processo de caracterização da clientela escolar. Sendo um membro do grupo profissional escolar.

c) Participar no processo de elaboração do currículo pleno da escola. Tornando-se um profissional de ajuda – ajuda assessoramento.

d) Participar na composição caracterização e acompanhamento de turmas e grupos. Consultor e assessor – Tornando-se assessor de pessoas e pequenos grupos, consultando professores, diretores, pais e outros.

f) Participar do processo de encaminhamento dos alunos estagiários. Monitor – orientação centrada no aluno.

6- A partir de suas experiências e leituras recentes, elabore um texto sobre a orientação educacional. (Mínimo de 15 linhas)

O posicionamento do Orientador Educacional deve incluir uma ética profissional, debatendo questões práticas, capazes de suscitar-lhe operações de pensamento que o desafiam e levam à reflexão e à pesquisa em busca de uma autêntica identidade apoiada em valores significativos. Diversas experiências auxiliam no levantamento desta hipótese e acredita-se que o espaço existe, basta que os profissionais se disponham realmente. Cabe enfatizar que o desempenho do papel do educador faz com que sua proposta seja, efetivamente, na educação. Em toda a ação do Orientador Educacional é necessária uma reflexão contínua sobre a realidade que o cerca, possibilitando-lhe um posicionamento profissional mais adequado. Ter sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com