TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE ESTÁGIO

Por:   •  13/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                                                 

                                 PROJETO DE  ESTÁGIO

Pós-Graduanda: Valquiria Alves de Farias

Data:  Novembro de 2019.

Tema: O professor como instigador do processo ensino e aprendizagem dos alunos portadores dos Disturbios de déficit de atenção e hiperatividade/ sem hiperatividade.

Justificativa:

          O disturbio deficit de atenção com hiperatividade e o disturbio do deficit de atenção sem hiperatividade são os problemas mais comuns que afetam crianças em todo o mundo, e por seus diagnósticos ser determinado apenas por médico tornam-se problemas sérios que tem dificultado a vida de milhares de pessoas, incluindo o individuo vitima do disturbio, a familia e professores. Muitas crianças são “tidas” como desligadas e preguiçosas, outros por bagunceiros, irresponsáveis, desatentos dentre muitas outras caracteristicas, sendo vitimas até mesmo de bullinyng tanto pela própria familia quanto pela escola. Por esses motivos busca-se através deste projeto de pesquisa compreender quais são os sintomas e as caracteriticas da pessoa vitima do disturbio, levando ao entendimento do papel do professor no processo ensino e aprendizagem do aluno. Para tanto, far-se á análise de laudos e documentos médícos de um adolescente vitima do distúrbio do déficit de atenção sem hiperatividade, pesquisa com uma das professoras da escola sobre o comportmento do referido adolescente e com a familia do mesmo. Bem como apresentar a pesquisa teórica sobre os disturbios em questão.

Objetivo Geral

Compreender o papel do professor como principal agente no ensino e aprendizagem do individuo vitima do disturbio do déficit de atenção com hiperatividade ou sem hiperatividade.

Objetivos especificos

Identificar o que são, quais as causas e consequências dos disturbios do déficit de atenção com hiperatividade/sem hiperatividade;

Buscar responder qual deverá ser o papel da escola, especificamente, do professor no processo ensino aprendizagem do estudante com deficit de atenção com ou sem hiperatividade;

Evidenciar a importância do apoio da familia para que o indivíduo possa superar as dificuldades encontrdas em um todo: familia, escola e sociedade.

Espaço a ser realizado o estágio:

O estágio será realizado na Escola Estadual do Municipio. A referida escola tem boa estrutura, com dezessete salas de aula, dois pátios coberto muito bem organizdos, um grande refeitório, qadra poliesportiva, banheiros para alunos feminino e masculino, todos com adaptações corretas, tem um grande espaço com quiosques, árvores, biblioteca, sala de AAE, laboratório de informática e muitas outras áreas. Tem  aproximadamente  de 500 alunos. Os professores todos tem nível superior e a maioria tem pós-graduação. É considerada pela CRE de Rolim de Moura uma das escolas da região a mais organizada e com um bom IDEB, nas avaliações exernas sempre se destaca em alguns itens. A escola desenvolve bons projetos durante todo o ano letivo. Enfim, é uma boa escola.

Sujeitos envolvidos:

         Com a finalidde de obter os resultados necessários e realização da referida pesquisa far-se á observação com um adolescente vitima do  disturbio de deficit de atenção sem hipertividade, pesquisa com a gestora, com  professora de Lingua portuguesa da série cursada pelo aluno, bem como com os pais do mesmo.

Instrumento de coleta de dados:

Os instrumentos para coleta de dados serão observação, análise dos laudos da psicologa e da psocopedagoga, bem como  os  questionários realizados com as pessoas envolvidas  e para embasamento  téorico a pesquisa bibliográfica.

Fundamentação teórica

A cada dia mais tem aumentado o números de estudantes que apresentam traços do distúrbio  de déficit de atenção com ou  sem hiperatividade, distúrbios que se identificam em suas características, pouca coisa o diferencia do outro e segundo  Amorim ( 2018) o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH) quando a criança nasce  traz consigo, sendo portanto mais fácil ser observado desde criança, enquanto o  Transtorno de déficit de atenção (TDA)  é difícil ser observado na infância porque ele pode aparecer na vida adulta, para que se tenha o diagnóstico preciso é  necessário  muita observação tanto da família quanto da escola, até que se tenha o diagnóstico preciso.

Os dois distúrbios deixam marcas profundas na criança, pois ela sofre muito com um problema onde pode ser julgado pela família, pelos professores, pela sociedade, como desleixado, preguiçoso, desinteressado, intrometido, e outras tantas supostas qualidades que o fazem sofrer e muitas vezes ficar ainda mais retraído, tímido com vergonha de expor seus pensamentos, pois sempre é julgado, geralmente sofre muito bulliyng tanto na família quanto na escola.

 O TDAH segundo Silva et.al (2005, p.3): “Pais e familiares também encontram muita dificuldade na maneira como lidar com as crianças portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mesmo depois da confirmação do diagnóstico ”.

Também de acordo com Seno (2010, p.2) o TDAH é “o transtorno neuropsiquiátrico mais diagnosticado na infância, persistindo até a idade adulta em torno de 60 a 70% dos casos. Acomete aproximadamente de 3 a 5% das crianças, sendo mais usualmente encontrado em meninos do que meninas, numa proporção de 3:1.”

A criança hiperativa, em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor, portanto é necessário que esteja bem preparado para saber lidar com esse problema, como posicionar este estudante em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o TDAH e os demais estudantes.

De acordo com Silvestre et. al (2015, p.6,7):

Quando a família e a escola trabalham juntas com a criança com TDAH, elas auxiliam no seu tratamento, na sua socialização, não se esquecendo, porém, de que impor limites é necessário, pois essa criança vive numa sociedade cheia de regras e não se deve prevalecer dessa patologia para agredir, para complicar a vida dos outros, visto que, hoje em dia, com o avanço das pesquisas sobre a hiperatividade, o tratamento ameniza bastante os sintomas, proporcionando à criança com TDAH uma vida mais tranquila. Mas o tratamento só é eficaz quando há essa parceria, pais  e escola juntos auxiliando a criança a superar sua dificuldade de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com