TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDAGÓGICO HOSPITALAR

Por:   •  7/11/2022  •  Artigo  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO PEDAGÓGICO HOSPITALAR

TEMA: Humanização

Nome: Nilza Maria de Oliveira Carneiro

A psicopedagogia em qualquer âmbito em que seja aplicada, trabalha as questões ligadas principalmente a ansiedade, baixa estima e depressão, minimiza a aprendizagem saudável do indivíduo com o novo e prepara para aprender inclusive questões ligadas a sua maneira de ser, limites e potencialidades. Sabemos que, especificamente a enfermidade e hospitalização tende a afetar interações do paciente com o ambiente físico, escolar e social em que vive e convive.

Deste modo, ao se atender o paciente hospitalizado com a intervenção psicopedagógico, cria se um mecanismo protetor para neutralizar as adversidades inerentes à condição de enfermidade e hospitalização. Desta forma acredita se que, uma intervenção psicopedagógica facilita o processo de resiliência, que consiste na habilidade de superar o efeito das adversidades e do estresse no curso do tratamentos desenvolvimento.

Haja vista que, os aspectos do ambiente são alterados e como consequência da enfermidade a capacidade de aprender, de conhecer nova situação e gerenciá-la de modo otimista, produtivo e saudável e pode fazer toda diferença na realização futura dessa pessoa, especialmente aquela que é hospitalizada por longos períodos

Assim sendo a psicopedagogia é fundamental ao paciente hospitalizado para manter laços com o conhecimento básico e desenvolver competências de natureza psicossocial.

Uma vez que, a escola trabalha a aquisição de novos conhecimentos que são para aprendentes, como meio de ser inserido e reconhecido no meio.

Nesta proposta de projeto, buscamos unir os conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos para oferecer uma qualidade de vida ao hospitalizado como meio de uma construção constante sem interrupções por conta de uma hospitalização, sobretudo as de longo tempo.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar as pessoas hospitalizadas vivências que permitam aprendizagem também de forma lúdica e humanizada. Permitir dentro deste a exploração do universo contemplando os diferentes aspectos de sua formação integral

OBJETIVO ESPECÍFICO

 Conhecer e acompanhar as brincadeiras oferecidas

 Vivenciar atitudes que favoreçam a convivência em grupo e hospitalizada

 Confeccionar brinquedos (bonecas de papel, aviões, entre outros)

 Ampliar o repertorio de aprendizagem e brincadeiras

 Participar de jogos, brincadeira, leituras, contos, causos, que contribuam para o desenvolvimento integral da pessoa

Metodologia/Estratégia de ações Pedagógicas/Psicopedagógicas

Serão usados:

 Quebra cabeça

 Jogo da memória

 Palavras cruzadas

 Dominó

 Caixa Surpresa

 Livros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com