TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO VALORES

Por:   •  6/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.146 Palavras (13 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Projeto

 “Resgatando a identidade pessoal ”

Local:

Público Alvo: 

Data: 

[pic 2][pic 3]

Supervisora: Claudia Simone

INTRODUÇÃO

O Projeto “Resgatando Valores” na educação infantil vem através da leitura e da prática no cotidiano escolar apresentar para as crianças de forma lúdica e criativa a importância dos valores para a construção do seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional para vida adulta. O projeto tem por objetivo ser aplicado para uma educação que pode desenvolver conceitos através de contos e fábulas criando um espaço de colaboração, participação e interação, proporcionando resultados satisfatórios no processo de ensino- aprendizagem, de uma forma agradável e eficaz na aquisição do conhecimento para os alunos.  

A escola deve realizar um trabalho que enfatize e valorize a construção de valores, das quais as crianças possam se apoiar e utilizar no seu contexto educacional e social. Segundo Rios 2003 p.40 a instituição escolar tem como função especifica a influência do ensinar e, à medida que se destina a ensinar, a convencer os sujeitos, transmitindo-lhes os saberes necessários para direcionar sua inserção na sociedade.

A educação como um direito fundamental deve se estruturar partindo de princípios que norteiam a vida em sociedade, fazendo com que o aluno perceba a sua importância como ser social, com direitos e deveres, capaz de respeitar e conviver com as diferenças.

O projeto será desenvolvido pelos estagiários do 5º Período de Pedagogia, juntamente com os professores da referida escola, com a transmissão do tema através de Fábulas e Contos, que refletem valores como: Bondade, Generosidade, Respeito, Humildade, Partilha e Solidariedade.

.

JUSTIFICATIVA

O projeto Resgatando Valores surgiu através da decisão de professores intitulados a desenvolver com os acadêmicos estagiários da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, enfatizando a fortalecer e renovar o processo educacional na formação de valores de nossos alunos, de acordo com as suas especificidades e necessidades. Será realizado na Escola Municipal Pequeno Príncipe, que atua na Educação Infantil, com turmas de 1º e 2º período, nas faixas etárias de 3 a 5 anos de idade, atendidos no turno vespertino.

“O projeto será desenvolvido através das Fábulas: “A cigarra e a formiga”, “A lebre e a tartaruga”,” A galinha dos ovos de ouro” e Contos: “ A menina de vestido azul”, “Menina bonita do laço de fita” e “ Um amor de confusão”, enfatizando a importância de valores que possam ser resgatados e aprendidos com as crianças.

O objetivo desse projeto é proporcionar a construção da identidade e cidadania das crianças na Educação Infantil, levando a reflexão de que os valores estão presentes tanto na sala de aula como no seu cotidiano, podendo fazer uso deles diariamente. Dentro desta visão é importante trabalhar a interação na atuação de professores e alunos na Educação Infantil, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola, ou seja, experiências vividas no dia-a-dia, construindo a identidade, autonomia e ampliação de competências, promovendo integração entre a família, aluno e escola a fim de desenvolver vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagem e limites. 
       O Projeto é de extrema importância para a formação acadêmica e profissional dos estagiários envolvidos e visa  obter através do mesmo conhecimentos adquiridos na prática, para atuarmos futuramente como professores da Educação Infantil.

METODOLOGIA:

Estágio I

Valores: Bondade, generosidade e cooperação.

Fábula: A Cigarra e a formiga.

Conto: A menina do vestido Azul.

Objetivo Geral

  • Reconhecer a importância dos valores bondade, generosidade e cooperação dentro da sala de aula e na vida social e envolver a pratica de bons hábitos.

Objetivos específicos

  • Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através do Conto A Menina do vestido e azul e a Fabula da Cigarra e a formiga;
  • Recontar a parte que mais gostou da fabula e conto;
  • Envolver os alunos na escrita, leitura, interpretação e desenvolvimento criativo dos alunos nas mais variada atividades como: dramatizar, ilustração e desenhos;
  • Trabalhar com musicas

Metodologia

Faremos uso de uma metodologia sociointercionista, visto que buscaremos desempenhar o contato do aluno com o meio, proporcionando sua participação ativa, criando assim possibilidades de uma aprendizagem significativa. Trabalharemos com:

  • Espaço para os alunos expressarem seus comentários;
  • Dramatização e exploração oral da fabula A cigarra e a formiga e o conto A menina do vestido azul;
  • Reconto da parte que mais gostou através de pinturas e desenhos;
  • Relato justificando a sua escolha;
  • Utilização da musica nas atividades de boas maneiras.

Áreas do conhecimento:

  1. Matemática;
  2. Linguagem Oral e Escrita;
  3. Música;
  4. Natureza e Sociedade.

Recursos didáticos:

Peça teatral, folhas A4, lápis, lápis de colorir, borracha, tesoura, cola, durex, canetinhas, giz, apontador, régua, música, notebook, barbante, câmera, caixas de som, xerox, CD de áudio, imagens e gravuras, caixas de papelão.

Avaliação

Será realizada de acordo com o envolvimento e participação dos alunos.

Atividade de registro.

Estágio II

Fábula: “A lebre e a tartaruga”

Valores: Respeito e Humildade

Objetivo geral:

  • Respeitar as diferenças e reconhecer a capacidade de cada um.

Objetivos Específicos:

  • Proporcionar a aprendizagem através do lúdico encontrado na literatura infantil;
  • Dramatizar a fábula;
  • Relacionar os animais da fábula com a convivência dos alunos em sala de aula;
  • Reconhecer as relações de valores;
  • Respeitar os colegas em sua convivência escolar, familiar e social.

Áreas do conhecimento:

  1. Matemática;
  2. Linguagem Oral e Escrita;
  3. Música;
  4. Artes Visuais;
  5. Natureza e Sociedade.

Metodologia:

Momento 1: Apresentação do livrão confeccionado pelos estagiários da fábula “A Lebre e a Tartaruga”. Reconto da fábula pelos alunos e atividade de registro;

1º passo: Trabalhar palavras mágicas dos valores; 

2º passo: Distância com a linha de chegada.

º 3passo: Bingo das imagens dos personagens da fábula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (84.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com