TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula de Filosofia

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA[pic 1]

Escola: EMEF de Pompéia                                    Disciplina; Filosofia                      Data: 27/03/2022

Série:1 ano do Ensino Médio                              Professora: Mariana Larissa Oliveira

Tema: O que é Filosofia?

OBJETIVO[pic 2]

1.Compreender a filosofia como atividade que busca o conhecimento. 2. Reconhecer a importância do pensamento crítico e da atitude filosófica como ferramenta de transformação pessoal e da sociedade.

[pic 3]

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos locais, regionais, nacionais e mundiais em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos científico e tecnológico, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.

[pic 4]

CONTEÚDO

 

Filosofia: “amor ao conhecimento”; “Para que serve a filosofia? ”; a curiosidade como característica humana; o pensamento crítico, o senso comum e a atitude filosófica.

DURAÇÃO[pic 5]

120 minutos.

DESENVOLIMENTO METODOLÓGICO[pic 6]

1.Conversa intencional com os estudantes sobre a curiosidade, a vontade de sabe/descobrir/conhecer. 2.Apresentações em PowerPoint com citações de filósofos ao longo da história. 3.Debate sobre filosofia e o que é filosofar. Teatro dividido em grupos para a interpretação dos principais filósofos.

[pic 7]

RECURSOS DIDÁTICOS

1.Celular/tablete/computador; 2. Material complementar (recursos visuais em PowerPoint). 3. Material para contagem dos personagens do teatro proposto.

[pic 8]

AVALIAÇÃO

1.Autoavaliação dos estudantes sobre sua perspectiva sobre a filosofia, se comumente agem de forma crítica e se possuem a atitude filosófica. 2. Avaliar a participação no teatro. 3. Produção de texto sobre o conteúdo estudado. 4. Questões interpretativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com