TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ensino

Por:   •  9/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  12.401 Palavras (50 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 50

EMEB IVO DE BONA

AV. Francisco Roveri, 505 – Almerinda Chaves – Jundiaí – SP

Tel. 4582-3400[pic 1]

E-mail: emebibona@jundiai.sp.gov.br

        

[pic 2]

PLANO DE ENSINO

2º TRIMESTRE

Planejar é “transformar a realidade em uma direção escolhida, é implantar um processo de intervenção da realidade; enfim, é agir racionalmente, dando clareza e precisão na ação individual ou do grupo”.

                                                                                                           Gandin (1993)

Professor(a):

****************************************************

3° ano  - Período/Tarde

2021

ÍNDICE

  1. Perfil do grupo...................................................................................
  2. Diagnóstico de aprendizagem do grupo...............................................
  3. Plano de Trabalho..............................................................................
  4. Sequência de atividades ------------------------------------------------------
  5. Projetos da sala -----------------------------------------------------------------
  6. Atividades permanentes.....................................................................
  7. Atividades ocasionais..........................................................................
  8. Desemparedamento ...........................................................................
  9. Aulas remotas ...................................................................................
  10. Conteúdos obrigatórios.......................................................................
  11. Avaliação.............................................................................................

  1. PERFIL DO GRUPO

            A sala do 3º ano F é composta por 35 alunos frequentes, sendo 18 meninos e 17 meninas. Todos os   alunos da sala cursaram o 2º ano  nesta Unidade Escolar.

            Os educandos residem nos bairros próximos à escola, tais como: bairros Almerinda Chaves, Residencial Jundiaí  I e II, e Novo Horizonte. Um alunos utilizam como meio de transporte perua, sendo que nenhum dos alunos é autorizado por seus responsáveis a irem embora sozinhos, e o restante os pais ou pessoas autorizadas por eles trazem e buscam na Unidade Escolar. Também seis  alunos utilizam o ônibus escolar ( Kauê Alberto, Kaio Lucas, Ana Laura, Paula Rafaela, Vinicius Gabriel Gama  e Gabriel Henrique).  A aluna Ana Laura Silva Santos apresenta restrição alimentar a soja . A aluna Laiza Graziele Prado quem tem a guarda é a tia, portanto a mãe não pode ir buscar a criança na escola. Até o momento, os alunos Kaio Lucas Evangelista da Silva e Saulo de Araújo Stein Scognamillo já fizeram acompanhamento na APAE, mas perderam a vaga por motivo de falta, o primeiro está voltou a fazer acompanhamento com a profissional da psicopedagogia. Também os alunos Gabriel Henrique, Davi Lucas, Julia Morais, Kaio Lucas, Kauê Alberto, Layra Ketellem, Maria Eduarda, Nicolas Carvalho, Paula Rafaela, Felipe Santos Silva,  estão em processo de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita e de alfabetização matemática.

     

            Os alunos Kaio Lucas Evangelista da Silva, Kauê Alberto  dos Santos Reis , Felipe Santos Silva e foram encaminhados para o Projeto de Alfabetização que está sendo  realizado na Unidade Escolar. Esses educandos que fazem parte do projeto avançaram em suas hipóteses te escrita, sendo que os dois primeiros já estão na hipótese alfabética, e o último está silábico alfabético.

             Durante o primeiro trimestre foi possível observar o entrosamento dos alunos, e os mesmos puderam perceber a dinâmica do professor em sala, e dessa forma construindo vínculo e a relação professor-aluno, aluno-aluno começou a ser construída e enriquecida. Entretanto, alguns apresentaram dificuldades para seguir os protocolos sanitários de combate ao Covid-19, ou seja, distanciamento social, uso correto da máscara, uso de álcool em gel. Mas com os combinados e as orientações do professor e colegas esse panorama foi mudando. Todavia, a maioria dos  alunos respeitam e cumpre os combinados/regras da sala de aula.          

 Diante dos aspectos elencados acima, observamos que a classe do 3º ano F  é heterogênea, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem, pois alguns alunos estão em processo de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita de palavras com sílabas complexas, leitura, produção de texto, letra cursiva, leitura fluente,  conceitos básicos matemáticos. Também, é notório que muitos alunos avançaram na aprendizagem da leitura, na produção de texto, nos algoritmos, letra cursiva e na resolução de situações-problema.  Entretanto, outros alunos já estão preparados para o que se espera como habilidades que serão trabalhadas ao longo do 2º  trimestre. Portanto, a partir desse quadro iremos sistematizar o processo alfabetização, ou seja, do aprendizado da leitura e escrita através de projetos, sequências didáticas, projeto de alfabetização, intervenções pontuais para que possamos sanar as dificuldades encontradas no processo de ensino e da  aprendizagem. Segue abaixo a relação dos alunos , a hipótese de escrita e o nível de leitura.

A avaliação de leitura inicial feita pelo professor propos aos estudantes situações de leituras individuais, em voz alta.   Foram ofertados aos estudantes texto escrito em letra de imprensa e em letra bastão.

Ao término da leitura realizada pelo estudante, o professor registrou na tabela o nível em que o educando se encontra.

             

Nomes dos alunos

Hipótese de escrita

Níveis de leitura 1º trimestre

A

3

A

2

A

3

A

4

A

4

A

3

A

3

A

3

A

3

A

3

A

1

A

2

A

3

A

3

A

3

A

3

SA

1

A

3

A

1

A

3

A

4

A

2

A

3

A

3

A

3

A

4

A

3

A

3

A

2

A

3

A

3

A

3

A

3

A

3

A

3

Nível 1: não reconhece ou não expressa as palavras verbalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84.5 Kb)   pdf (429 Kb)   docx (247.2 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com