TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Matematica

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Federal do Paraná

Setor de Educação - Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Disciplina: EM 240 - Metodologia do ensino da matemática

Gabrielle Cristine da Silva

ATIVIDADE PORTFÓLIO

Trabalho apresentado a disciplina EM 240 - Metodologia do ensino da matemática  . Orientado pela Professora: Tânia

CURITIBA

2017

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Ariana Bezzera de Souza

Neste texto vemos o quanto a resolução de problemas é instrumento fun damental para o aprendizado da matématica. É muito comum ver nas escolas hoje em dia a padronização dos metodos de resolver determinados problemas,  onde muitas vezes torna-se prioritaria na avaliação dos alunos. Este tipo de aplicação de conteudo não desenvolve no aluno a capacidade de transpor seu raciocínio lógico. Fazendo com que ocorra o desinterrese da criança em relação a matéria e contribuindo para seu insucesso escolar.

A resolução de problemas permite que o aluno se coloque diante de variás situações e questionamentos fundamentais. Possibilitando assim que os mesmos mobilizem seus conhecimentos e desenvolvam a capacidade de gerenciar as informações recebidas dentro e fora da escola.

Um ensino sem a resolução de problemas não possibilita o desenvolvimento de atitudes e capacidades intelectuais, o que são pontos fundamentais para despertar a curiosidade do aluno. Os alunos ao resolverem problemas devem descobrir fatos novos sendo motivados a encontrarem diferentes maneiras para resolverem um mesmo problema, fazendo com que se desperte a curiosidade e o interesse em explorar cada vez mais os conhecimentos matematicos, solucionando assim os problemas com maior facilidade. É muito importante que o aluno entenda que a matemática não é apenas para a ambito escolar e sim que o mundo todo está rodeado de matemática.

Para o professor despertar o interesse pela matemática nos alunos não é uma tarefa fácil, existem muitas tentativas e erros. Por isso a importância de uma docência de qualidade, onde o estudo deve sempre estar presente junto com a prática e a criatividade para despertar no aluno o prazer pela matemática.

Este texto reforça muito todo o trabalho que estamos tendo em sala de aula, onde discutimos a importancia da lúdicidade e do envolvimento da criança com todas as etapas do conhecimento matemático. Com alguns materiais levados pela Professora Tânia percebi o quanto aprendemos e treinamos nossa capacidade de raciocinio lógico na prática. É extremamente importante que o professor incentive as crianças ao pensamento matemático desde as series iniciais do Ensino Fundamental, para que ele se desenvolva plenamente durante seu processo de escolarização.

O professor deve ser a base dos alunos, enquanto eles realizam atividades e problemas ela deve sempre estar atenta, pronta para ajudar e encorajar seus alunos a ir além. Essa aprendizagem só será realmente possivel se os problemas trabalharem seu verdadeiro papel de desenvolver nos alunos o posicionamento crítico e independente diante de situações novas e desafiadoras.

A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Dilaila Botas e Darlinda Moreira

Entende-se que para muitos estudantes a matemática é sinonimo de dificuldade e baixo rendimento, isso ocorre muitas vezes pelo despreparo de professores em aplicar determinados conteúdos, assim como a desatualização no seu modo de lecionar. Nos dias de hoje é explicitante a necessidade de se adotar metodologias alternativas para concretizar a aprendizagem, dando assim a oportunidade de cada aluno aprender a partir de experiencias concretas. O artigo escolhido trata dessa preocupação em relação ao processo de aprendizagem por meio de matériais didáticos, sendo eles manipulaveis ou não.

Uma das formas mais enriquecedoras de promover o processo de ensino aprenizagem da matemática é através do uso de materiais didáticos. É muito importante que o professor proporcione oportunidades de contatos com esses materiais didáticos para despertar o interesse do aluno e o envolver em situações de aprendizagem.

Os materiais didáticos podem ser grandes aliados ao ensino da matemática, já que eles podem contribuir para um suporte fisico atraves do qual as crianças vão explorar, experimentar, manipular e desenvolver as suas observações.

Para Zabala (1998), todos os meios que auxiliam os professores a responder problemas concretos que surgem em qualquer momento da planificação, execução ou avaliação das aprendizagens são materiais curriculares. Isto é, são “meios que ajudam a responder aos problemas concretos que as diferentes fases do processo de planejamento, execusão e avaliação lhs apresentam” (p.168). Entendemos então que a sua função ou principal intenção é direconada a orientar, guiar, exemplificar, ilustrar, propor, e divulgar diversos tipos de conhecimentos.

Podemos entender que os materiais didáticos não é em si um conhecimento proprio e sim um meio que auxilia a construção do conhecimento e da sua copreensão. Assim entende-se que o papel do professor não e apenas de transmitir conhecimentos e sim de dar suporte para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos seus alunos, ele deve estar sempre preparado com diferentes objetos e recursos que auxliem nesse processo. Os materiais devem ser utilizados de forma cuidadosa, pois o mais importante não é o material em si, e sim a experiencia que ele pode proporcionar, uma vez que ele por si só, não é sinonimo ou garantia de uma aprendizagem significativa. Em nossas aulas de matemática tivemos algumas discuções sobre a importancia do material didático em sala de aula, a experiencia que a professora nos proporcionou, me levou a perceber o quanto o material manipulavel pode auxiliar no ensino aprendizagem dos nossos alunos.

O que vemos nas escolas é que muitas não contém materiais sulficientes para serem trabalhados com todas as crianças, ou não tem o conhecimento e a iniciativa de manusear-los. Para Moyer (2001), os professores tem um papel determinante na criação de ambientes matemáticos. Ela afirma também que os professores, ao aprenderem estrategias apropriadas o uso dos materiais manipulaveis modificam suas crenças relativamente ao modo de como os seus alunos aprendem matemática. Sendo assim os materias didáticos podem ser grandes aliados - quando utilizados de forma correta - para um execelente processo de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com