TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Primeiro ano do Ensino Fundamental

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

Turma: primeiro ano do Ensino Fundamental.

Disciplina: português.

Tema: receita.

OBJETIVOS;

O que a criança poderá aprender com esta aula.

Desenvolver habilidades de leitura e escrita, compreender as características do gênero e estudo, bem como as principais idéias, localizarem informações no texto, analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelo grupo, fazer registros no caderno, produzir receitas, identificar a seqüência de um texto, desenvolver a oralidade, interpretar e expressar opiniões pessoais, desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências e grupos.

Duração: aproximadamente 180 minutos. Três atividades de 60 minutos cada.

Avaliação: A avaliação devera acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente. Sugerimos que faca registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os rendimentos dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre o que é uma receita culinária, diferenças de tipos de receitas, bem como as dificuldades e os êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas.

Metodologia: a receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definida: ingredientes e modo de fazer, que podem ou não vir indicadas por títulos. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicados em gramas, xícaras, colheres, pitada, etc. uma receita pode apresentar outras informações, como grau de dificuldade, tempo de preparo, rendimento, calorias, etc. Pode ainda conter dicas para decoração e variações. Nesse gênero textual costuma-se empregar uma direta, clara e objetiva, pois a finalidade é levar o leitor ou cozinheiro a obter sucesso no prato culinário.

.

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Roda de conversa

Inicie a aula com a rodinha de conversa, exponha aos alunos o tema que será estudado. Apresente aos alunos uma imagem de pessoas cozinhando e usando uma receita. Para que eles tenham a visualização, você poderá utilizar recursos com cadernos de receitas, livros, revistas que tenham receitas, embalagens e outros meios que possa te ajudar na didática. Proponha como atividade de casa para os alunos, que façam uma entrevista com os familiares sobre a comida preferida e traga a receita desta comida para a próxima aula.

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Roda de conversa:

Inicie a aula com a rodinha de conversa, peça para que cada aluno faça a leitura da receita que trouxe de casa e conte quem ele entrevistou. Logo após proponha que os alunos façam a revisão relendo a receita para verificar se está completa, ou seja, se está de acordo com a estrutura de uma receita culinária. Peça para que os alunos observem se ela apresenta:

Lista dos ingredientes;

Modo de fazer;

Título (caso ela não tenha título, dê um a ela. Ex. Queijadinha da Vovó Maria);

Rendimento

Tempo de preparo

Após os alunos revisarem as receitas, peça que eles passem a limpo em uma folha de papel avulsa e assine-a. Depois faça o desenho do prato pronto para ilustrar a receita. Logo após, proponha que os alunos troquem as receitas para que os outros colegas possam conhecer. Comente que existem outros tipos de receitas e atendem a diferentes necessidades dos leitores, como; receita médica, receita de reciclagem de papel, receita de pão caseiro dentre outras.

3ª Atividade

A produção final será a preparação de uma receita por todos. Organize a sala em torno de uma mesa para que todos possam observar e participar da sua apresentação. Pode utilizar como recurso a cozinha da escola, dessa forma as crianças socializam com o espaço, aprendam na pratica a preparar uma receita. Seguindo todos os cuidados necessários para garantir a participação e segurança das crianças.

Recursos da aula:

Exemplos do gênero textual receita;

Quadro ou cartazes;

Folha de papel impressa;

Ingredientes utilizados na receita, utensílios para preparar a receita.

Cuidados

Converse com os alunos sobre alguns dos perigos para as crianças, existentes em uma cozinha e os cuidados necessários ao se fazer receitas que exijam o uso do fogão ou de facas, por exemplo.

Higiene

Considerando os hábitos de higiene como necessários para a saúde e para a confecção de uma receita, trabalhe com os alunos a necessidade de lavar as mãos, prender os cabelos e não conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos.

Explorando a receita e os ingredientes

Como sugestão, vamos explorar nessa atividade, uma receita de “Bolo de cenoura”, lembrando que você deverá confeccionar a receita que sua turma escolheu.

Objetivos:

Ter contato com o gênero textual receita;

Pesquisar diferentes tipos de receita;

Elaborar um caderno de receitas.

Turma: primeiro ano do Ensino Fundamental.

Disciplina: matemática.

Tema:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com