TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo De Aprendizagem E Suas Dificuldades No Ensino Da Língua Inglesa E Portuguesa No Brasil

Por:   •  28/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.347 Palavras (18 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 18

PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUAS DIFICULDADES NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA NO BRASIL

Resumo

O crescente debate sobre os métodos de ensino da língua portuguesa no sistema de ensino brasileiro vem ganhando espaço não apenas nas academias e universidades, mas principalmente na discussão dentro do poder Legislativo e Executivo no Brasil. O processo de aprendizagem e as dificuldades no ensino da língua portuguesa no ensino fundamental e do ensino médio vincula-se tanto para o ensino genuíno professor-aluno, tanto as próprias dificuldades estruturais e metodologias que os professores enfrentam, quanto no aspecto de cognição e dificuldades do próprio público classificado com alunos. Assim, o presente artigo tem como objetivo detectar os entraves existentes no ensino do processo de aprendizagem da língua portuguesa no Brasil. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e de leis nacionais sobre os temas específicos que abarcam o processo de aprendizagem do ensino da língua portuguesa e também as dificuldades no Brasil. Observou-se que tais problemas estão relacionados, a princípio, com falta de contextualização e metodologias engessadas, fatores estruturais do ensino, a falta de interesses dos alunos e dos tutores e/ou pais no processos de ensino, além do advento das novas tecnológicos de comunicação, assim evidenciando a necessidade de mostrar ao educando que o ato de alfabetização, letramento e domínio da língua portuguesa ultrapassa apenas sua compreensão, mas sua aplicação na vida socias dos indivíduos.

Palavras-Chave: Dificuldades de Ensino; Processo de aprendizagem; Língua Portuguesa.

1. INTRODUÇÃO

O crescente debate sobre os métodos de ensino no sistema de ensino brasileiro vem ganhando espaço não apenas nas academias e universidades, mas principalmente na discussão dentro do Poder Legislativo e Executivo no Brasil. A perspectiva discutida visa “melhorar” e/ou desenvolver políticas públicas educacionais que alavanquem a eficácia e eficiência nos métodos de ensino para que os alunos e alunas se tornem cidadãos com níveis melhores de ensino com o objetivo de desenvolver profissionais mais capacitados e com maiores níveis de habilidades que o mercado de trabalho exige, além do desenvolvimento crítico sobre os temas sociais, ambientais e econômicos.

Nesse contexto, é notório que várias problemáticas e dificuldades de vários aspectos tangem o desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais eficientes. No nível macro, temos desafios em relação ao estabelecimento de objetivos a longo prazo sobre a educação via projeto nacional, e em nível micro problemas voltadas ao ensino, métodos-lógicos, cronogramas, incentivos e metodologias ativas que auxiliem no desenvolvimento do aluno em seu austro global. Desta forma, em especifico para o ensino da língua materna, a língua Portuguesa esses gaps e desafios ultrapassam os problemas de políticas públicas, mas perpassa as dificuldades especificas no próprio desenvolvimento do processo de aprendizagem da língua portuguesa (GERALDI, 2015; PARISOTTO; RINALDI, 2016. SUASSUNA, 2020).

O processo de aprendizagem e as dificuldades no ensino da língua portuguesa no ensino fundamental e do ensino médio do sistema público e privado de ensino no Brasil vincula-se tanto para o ensino genuíno professor-aluno, tanto as próprias dificuldades estruturais e metodologias que os professores enfrentam, quanto no aspecto de cognição e dificuldades do próprio público classificado com alunos (SOUSA, 2004; PARISOTTO; RINALDI, 2016; ALVES; LEITE, 2018).

Assim, Conceição, Ferreira e Reis Silva (2015) enfatiza esse leque de dificuldades que abrange vários pontos sobre o ensino da língua portuguesa:

“O problema do ensino de língua portuguesa está muito além da falta de contextualização e metodologias engessadas. Pôde-se perceber que há fatores de natureza conjuntural, além dos problemas de manuais didáticos que privilegiam um saber em detrimento do outro, fragilizando as situações concretas de ensino aprendizagem, além da necessidade de adequação da gramática normativa dentro de um quadro contextualizado, bem como a necessidade de mostrar ao educando que o ato de alfabetização, letramento e domínio do idioma vernáculo á muito mais que um processo de domínio de um código, mas um meio de exercer sua identidade em quanto sujeito numa sociedade que utiliza o referido código” (CONCEIÇÃO; FERREIRA; REIS SILVA, 2015, p. 9).

Neste interim, observa-se então, que o ensino da língua portuguesa ultrapassa o ensino mecânico de regras e normas, flutuando em vias que cercam a esfera do ensino e de interação social. Assim, Amaral, et. al. (2012) complementam que “É preciso que o professor seja capaz de propor ao aluno um ensino que ilustre a importância de o saber falar e escrever de forma culta”.

Diante de todas as necessidades e primordialidades que surgem na educação, o ensino da língua portuguesa é cada vez mais abordado, principalmente no que tange à metodologia utilizada pelos professores e seus desafios que muitas vezes não torna o ensino eficiente e acaba prejudicando o processo de aprendizagem dos alunos. O ensino da linguagem deve ser além do ensino mecânico e padrão de regras e normas.

Com isso, é preciso que o professor seja capaz de propor ao aluno um ensino que saiba apresentar o significado e a importância de o saber falar e escrever de forma culta e correta. Mas, vale ressaltar que se tem a necessidade do respeito de levar em consideração as individualidades e particularidades de cada aluno e assim desenvolver formas e inovações visando o desenvolvimento da capacidade de identificar as variadas linguagens e saber utilizá-las em momentos propícios.

A partir dessa contextualização, o presente artigo tem como objetivo detectar os entraves existentes no ensino do processo de aprendizagem da língua portuguesa no Brasil. A metodologia utilizada será de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e de leis nacionais sobre os temas específicos que abarcam o processo de aprendizagem do ensino da língua portuguesa e também os desafios e dificuldades no Brasil.

Assim, o presente artigo está dividido em três seções. Inicializando com desenvolvimento do estudo, com o tópico sobre o processo de aprendizagem da língua portuguesa em escolas públicas e privadas no Brasil. O segundo tópico sobre os entraves para o ensino da língua portuguesa em escolas públicas e privadas no Brasil. E finalizando com as considerações finais, com sugestões para o enfrentamento dessas dificuldades e possibilidades de desdobramentos para trabalhos e estudos futuros.

2. PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NO BRASIL

A língua portuguesa é um processo sistêmico com várias formas e significados. Sua função é contribuir para o desenvolvimento da comunicação do entendimento, da expressão e da evolução na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (203.1 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com