TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Trilhas

Por:   •  28/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GÊNERO: HISTÓRIAS COM REPETIÇÃO

LIVRO: “BRUXA, BRUXA VENHA À MINHA FESTA” DE ARDEN DRUCE E PAT LUDLOW

EDITORA: BRINQUE-BOOK, 1995

DURAÇÃO: TRÊS MESES

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

O EU, O OUTRO E O NÓS:

  • Relacionar-se com crianças e adultos desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
  • Atuar de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações;
  • Ampliar as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS:

  • Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS:

  • Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO:

  • Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escritas de ilustrações e acompanhando com a orientação do adulto leitor a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita);
  • Formular e responder perguntas sobre fatos explícitos de histórias narradas identificando personagens e principais acontecimentos;
  • Recontar histórias ouvidas para reescrita de conto, tendo o professor como escriba;
  • Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea;
  • Vivenciar situações de exposição oral.

ETAPAS PROVÁVEIS

PROPOSTA DE ATIVIDADE

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO

Um dia antes de iniciar o trabalho com esta história mostrar o livro para turma aguçando a curiosidade para a leitura do dia seguinte.

I - Conhecer o livro “BRUXA, BRUXA, VENHA À MINHA FESTA “por fora “e “por dentro”, conversando sobre as informações da capa e da contracapa, assim como sobre o conteúdo da história, deixando as crianças mais curiosas e atentas à leitura.

 Uma aula de 20 minutos.

II - Ler trechos da história, explorando as informações das ilustrações do livro, que ajudam a antecipar o que está escrito no texto e em seguida, propor que leiam a história junto comigo. Trabalhar cada página, para que possam ter indicações no próprio livro, antecipando qual personagem virá em seguida. Conversar sobre as intenções dos personagens, por que cada um convidou determinado personagem? Que personagem escolheria ser? Por quê? Como se portaria na festa? Como se caracterizaria? Qual não escolheria ser e por quê?

Uma aula de 30m.

III - Localizar nomes e ditar uma lista. No coletivo, as crianças irão localizar no texto os nomes dos convidados da festa. (Irei entregar tiras de papel com o nome dos personagens e solicitar que em seguida os coloquem na imagem de cada um- estas estarão no chão da sala). Logo em seguida, irão ditar os nomes para elaborarmos por escrito a lista no cartaz. Essa proposta podemos ter várias variações entregar as imagens do personagem para escreverem os seus respectivos nomes tendo a professora come escriba ou entregar no grupo os desenhos e tarjas com os nomes para as crianças irem estabelecendo relações e montando a lista no coletivo com a ajuda da professora.

Duas ou mais aulas de 30 minutos

IV - Desenhar os convidados que aparecem no livro:

Num primeiro momento observar as ilustrações e depois que recuperar de memória quais são os convidados, confeccionar através de massinha de modelagem (Conversar sobre as características dos personagens, pesquisar outros tipos de bruxas, piratas, gatos, etc; Brincar de imitar os personagens), se olhar no espelho e tentar fazer as expressões de cada personagem;

Desenhar os personagens através de interferências gráficas, alimentando o desenho através de outras linguagens, onde cada grupo irá realizar o desenho de determinados personagens;

Em roda depois dos desenhos prontos fazer a apreciação com a turma que deverão escolher um de cada personagem para compor o livro coletivo da sala.

Outra proposta seria fazer um livro de pintura com os desenhos criados pelas crianças intitulado:LIVRO DE PINTAR PERSONAGENS “BRUXA ...BRUXA.”.

A professora trará também jogo de memória com os personagens.

4 aulas de 30m

V - Relacionar ilustrações e diálogos. 

Propor “Reconto Coletivo” e/ou em pequenos grupos, garantindo que primeiramente reconheçam todos os personagens.

Combinar que os meninos farão a parte do Convite e as meninas responderão e vice-versa (desta forma poderão perceber quais personagens aparecem na sequência e como respondem: Obrigado? ou Obrigada?);

Cantar a música “Bruxa, Bruxa venha à minha festa” e brincar de convidar os amigos da sala.

2 ou mais aulas de 30m

VI - Escrever nomes com letras móveis. Propor que escrevam o nome de um convidado da história, entregando as letras já selecionadas e pedir que leiam o que escreveram e verifiquem a ordem em que as letras foram organizadas.Essa proposta será realizada em trios ou duplas.

2 aulas de 40 minutos

VII - Apresentar música da história para que possam dramatizar a mesma e atentar-se em sua sequência.

Cantar sempre essa música na hora da rotina...momento do cantar.

1 aula de 30m

VIII - Ordenar a história.

Propor que ordenem as pranchas que contêm as ilustrações de acordo com a sequência da história, para que possam recontá-la.

1 aula de 30 m

TOTAL DE AULAS

Aproximadamente 20 aulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (199.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com