TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estágio

Por:   •  24/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

CAMPUS CATALÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

     

Eixo Temático: Ser Humano e Saúde

Desenvolvendo Consciência acerca da alimentação saudável com crianças de 9 e 10 anos

Professora: Camila Rocha

Alunas:         Bárbara Santana Rodrigues

                        Carla Marielly Garcia

                        Letícia Teodoro dos Santos Monteiro

                          Luana Pires da Silva

                          Ludiany de Fátima Oliveira

                        Nayara Rodrigues Duarte

Catalão-GO

2017

SUMÁRIO:        [pic 5]

  1. JUSTIFICATIVA_______________________________________________03
  2. PROBLEMA__________________________________________________ 03
  3. OBJETIVO____________________________________________________05

        3.1. OBJETIVO GERAL ________________________________________ 05

        3.2. OBJETIVO ESPECÍFICO ____________________________________05

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA _________________________________ 05
  2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS__________________________ 06

5.1. MOMENTOS_____________________________________________07

5.2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO______________________________ 13

  1. RESULTADOS ESPERADOS____________________________________ 13
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_______________________________15

  1. JUSTIFICATIVA

O presente projeto surgiu da observação da alimentação das crianças na escola. Se por um lado é possível perceber alunos que exageram na alimentação, comendo porções maiores do que sua necessidade diária, por outro lado é notável que alguns alunos apresentam dificuldade em se alimentar e rejeitam uma variedade enorme de alimentos. Há ainda, crianças que trazem em suas mochilas, guloseimas, como balas e chocolates, para consumirem na hora do lanche, incentivando assim o consumo de alimentos industrializados em sala de aula tornando-se um comum hábito entre as crianças.

        Sabemos que a escola é uma instituição de grande influência na vida das crianças, e que contribui significativamente para a construção dos seus valores, tornando-se o espaço social adequado para se desenvolver ações que favoreçam a promoção da saúde e o desenvolvimento de processos educativos voltados para a segurança alimentar e nutricional. É fundamental que a criança tenha conhecimento da importância de alimentar-se bem, assim como experimentar alimentos diversos.

Atualmente, a sociedade vive em uma constante corrida em função do relógio. As famílias estão cada vez mais mudando seus hábitos alimentares para se adaptar a sua rotina diária. Devido a essas mudanças tornou-se comum se alimentar com refeições prontas que facilitem a correria do dia-a-dia.

As crianças se acostumaram com alimentos industrializados cheios de conservantes proporcionando diversos problemas de saúde, principalmente na infância.

No Brasil, uma parcela significativa da população não se alimenta corretamente e isso é um dos grandes desafios que o sistema de saúde tem enfrentado. As crianças, neste sentido estão no foco das ações que combatem os hábitos alimentares inadequados e causadores destes males.

Estima-se que uma em cada três crianças no Brasil é obesa ou enfrenta os distúrbios alimentares como: anorexia, bulimia precoce, assim como a depressão associada.

Competir com essas “gostosuras” não é uma tarefa fácil, é necessário transformar essa mudança de hábitos em algo totalmente prazeroso.

É importante que as crianças notem que essas mudanças de hábitos são benéficas a saúde das pessoas. Na escola é onde a criança passa grande parte da sua vida, então tentar promover essa mudança pode também modificar outros ambientes em que a criança conviva.

Pretende-se levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência quanto o excesso de alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento. Ao compreender a importância da alimentação saudável, espera-se uma mudança de hábitos alimentares.

  1. PROBLEMA

Levando em consideração o aumento no consumo de produtos industrializados, frituras e doces pelas crianças, percebe-se a necessidade de instigar as mesmas a refletirem sobre a importância da conscientização a respeito do assunto, ensinando sobre as consequências que esses hábitos tem para o nosso corpo e propondo mudanças quanto a esses costumes para uma melhor qualidade de vida.

Atualmente, os pais em sua maioria tem estado cada vez mais cansados e estressados devido a extensa rotina de trabalho e muitas vezes tem se preocupado cada vez menos com a alimentação dos filhos, procurando sempre o mais rápido e acessível e não o mais saudável, contribuindo para um aumento considerável nas taxas de obesidade infantil do país. Percebe-se isso também no momento da montagem da lancheira, onde as frutas e os sucos naturais foram substituídos pelas bolachas, salgadinhos, sanduíches, frituras e industrializados em geral.

Assim, pensando na escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças e também como parte da rotina da mesma, onde já se aprende sobre culturas, línguas e higiene percebemos a mesma como o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável.

Pensando nisso, a sala de aula pode se tornar um local de debates e conscientização que procure estimular as crianças a pensar e adotar práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, através de ações educativas sobre alimentação, em que os professores serão os mediadores.

Dessa forma, o presente projeto tem por objetivo mostrar às crianças todas as consequências de uma má alimentação e ainda, propor novos hábitos alimentares para as mesmas, procurando conscientizá-las também a respeito do desperdício e da importância da higiene alimentar.

  1. OBJETIVOS

3.1- OBJETIVO GERAL

        Desenvolver de forma lúdica hábitos alimentares sadios nos alunos e consequentemente em seus familiares, conscientiza - lós da importância de uma boa alimentação, regrada e nutritiva para que tenham uma boa saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (335.7 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com