TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estágio

Por:   •  27/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

ERLANE SOUZA VIEIRA

 LUCIANE SILVA DE ALMEIDA

 PED 3399/7

TUTOR EXTERNO: RAIANE CORDEIRO DE ARAÚJO

[pic 2]

Alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância: Recursos Tecnológicos como Novo Espaço de Leitura e Escrita 

SERRINHA

2022/1

SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIV3

1.2 OBJETIVOS        4

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES....................................................................................................................9 

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: GESTÃO EDUCACIONAL

Programa de Extensão: METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Projeto de Extensão: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA

Produto Virtual: TRILHA PEDAGÓGICA

Tema: RECURSOS TECNÓLOGICOS COMO UM NOVO ESPAÇO DE LEITURA E ESCRITA

O Estágio constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. Trata-se de uma experiência com dimensões: formadora e sócio-político que proporciona ao discente a participação com situações de vida e de trabalho que consolidam a sua profissionalização e explora as competências física e indispensável para uma formação profissional ética e corresponsável pelo desenvolvimento humano e pela melhoria da qualidade de vida.

Salienta-se que em um mundo tão complexo, precisamos recorrer a fontes de informações e conhecimentos sempre mais abundantes diversos e especializados. É uma necessidade contínua, nesse cenário em constante transformação que se torna notório o papel fundamental do processo pedagógico de aquisição e domínio da capacidade de ler, escrever e interpretar textos como fundamental desenvolvimento dos indivíduos da sociedade.

A observação deste estudo e trabalho aborda a alfabetização e letramento, com sua área de concentração na gestão escolar voltada para a relevância do ensino remoto (à distância), em tempo de pandemia, pois, a atuação de professor é uma das mais impactantes e importantes que existe, ele é o condutor ou o primeiro contato para o conhecimento e estrutura formal de um ser humano para a vida, sendo social ou familiar, e temos que estar sempre nos aprimorando (aprendendo) para compartilhar por tecnologia ou ambiente virtual, fazer com que as crianças tenham o ensino através de telas, computadores, celulares, etc.

.

Essa investigação será feita no Colégio Municipal João Leão de Almeida, pretende-se, portanto, com esta pesquisa, analisar e sugerir possibilidades de realização de uma nova prática pedagógica, envolvendo novos recursos tecnológicos a partir da internet que venha auxiliar na construção de novos conhecimentos.

Assim, o produto final dessa ação será a produção de uma Trilha Pedagógica informativo para orientar valorizar o uso das novas tecnologias na educação que devem servir como “ferramentas”, necessárias, para a melhoria nas condições de ensino, facilitar a mediação do conhecimento. Desta forma, a área de pesquisa e concentração destaca-se na “formação docente, no processo de alfabetização e letramento”, relatando o desenvolvimento das crianças no ensino remoto e à distância.

1.2 OBJETIVOS

  • (Re) conhecer as ferramentas e os elementos da alfabetização e letramento como um tema positivo e de maneira virtual;
  •  Promoção de uma mostra das ferramentas de inovação e desafios continuo, para facilitar a educação a distância;
  •  Flexibilidade para executar as atividades descritas e novos moldes de avaliação.
  • Elaborar uma trilha pedagógica como produto lúdico de aprendizagem para que a alfabetização e letramento sejam potencializados pelas redes e aulas remotas.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A alfabetização pode ser compreendida como o processo de ensino e aprendizagem da tecnologia da escrita e das práticas sociais de leitura e escrita que denominamos de letramento. A tecnologia da escrita trabalha com a linguagem humana, envolvendo a escrita alfabético-ortográfica. O domínio dessa tecnologia envolve reconhecer símbolos do sistema de escrita. Porém, mesmo sendo percebidos como integrantes de um mesmo processo de aprendizagem, onde se desenvolvem as habilidades de ler e escrever, esses conceitos possuem características especificas. Soares destaca que “letrar é mais do que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno, nesse processo não basta apenas juntar letras para formar [...]”. (SOARES (2010, p.21)

Os estudos do letramento, por outro lado, partem de uma concepção de leitura e de escrita como práticas discursivas, com múltiplas funções e inseparáveis dos contextos em que se desenvolvem (KLEIMAM, 2007, p. 02). Assim, os níveis de letramento e de alfabetização ainda são muito negativos e baixos na população brasileira. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o Brasil tem 11 milhões de analfabetos – um grupo do tamanho da população do Paraná. São pessoas de 15 anos ou mais que nem sequer são capazes de ler e escrever um bilhete simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (272.3 Kb)   docx (178.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com