TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estágio

Por:   •  29/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DE ESTÁGIO        3

1.2 OBJETIVOS        4

1.2.1 OBJETIVOS DE ENSINO (do acadêmico)         4

1.2.2 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (dos estudantes)        4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        4

2.1 METODOLOGIA         4

2.2 CRONOGRAMA        4

REFERÊNCIAS        5

ANEXOS        6

1 PARTE I: PESQUISA

  1. Metodologia de ensino (inclusão educacional).

Desafios e Barreiras na Implementação da Inclusão Educacional.

A inclusão educacional é um princípio fundamental que visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou deficiências, tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente inclusivo.

No entanto, a implementação eficaz da inclusão educacional enfrenta uma série de desafios e barreiras que precisam ser compreendidas e superadas para que esse objetivo seja alcançado.  

“quais são os principais desafios enfrentados por alunos e professores na educação inclusiva”?

Preparação de Professores: Conhecer os desafios que os professores enfrentam na implementação da inclusão educacional pode levar ao desenvolvimento de programas de treinamento mais eficazes para educadores, capacitando-os a lidar de maneira mais eficaz com a diversidade dos alunos.

Impacto nas Políticas Públicas: Uma pesquisa sobre os desafios da inclusão educacional pode influenciar a formulação de políticas públicas externas para a educação inclusiva, incentivando a criação de diretrizes mais eficazes e apoiando a alocação de recursos adequados.

O Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências, considera pessoa com deficiência aquela que apresente incapacidade ou limitações.

Conclui-se que, para o processo de inclusão escolar, é preciso que haja uma transformação no sistema de ensino que venha beneficiar toda e qualquer pessoa, levando em conta a especificidade do sujeito, e não mais as suas deficiências e limitações. Conclui-se que, para o processo de inclusão escolar, é preciso que haja uma transformação no sistema de ensino que venha beneficiar toda e qualquer pessoa, levando em conta a especificidade do sujeito, e não mais as suas deficiências e limitações. Pesquisar esse assunto foi prazeroso; investir nas descobertas de ações que não são realizadas para que a inclusão aconteça de maneira simples e sem complicações precisam ser orientadas, e não ignoradas.

O processo de inclusão é gradual, interativo e culturalmente determinado, requerendo a participação do próprio aluno na construção do ambiente escolar que lhe seja favorável. A formação e a capacidade docente imperam, neste contexto, como uma das principais alternativas para concretização desses anseios.

Assim, cabe ao docente atuar no sentido de garantir a todas as crianças o acesso a uma educação de qualidade, tornando-as aptas a serem cidadãos conscientes e socialmente aceitos.

1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado na E.E.B Antônia Alpaides Cardoso dos Santos.Em cada estágio você terá um local/público diferente para realizar suas atividades (observações e entrevista/regência). Neste tópico, você apresentará brevemente o local escolhido para realização do estágio. Apresentará os profissionais com o qual realizará a entrevista (estágio I) ou a turma e o estudante com o qual você realizará suas regências (estágios II e III).

Nos estágios você sempre terá como foco o estudante Público-Alvo da Educação Especial, apresente com qual categoria deste público você realizará o estágio.

Utilize diferentes fontes (livros, artigos etc.) para apresentar as características do público com o qual você trabalhará (pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento ou superdotação/altas habilidades.

  1. OBJETIVOS

Contribuir para o entendimento mais aprofundado das complexidades envolvidas na inclusão educacional, identificando obstáculos específicos que precisam ser superados para garantir que todos os alunos tenham igualdade de acesso e oportunidades na educação.

  1. OBJETIVOS DE ENSINO (do acadêmico)

Promover a colaboração entre os alunos, incentivando-os a trabalhar juntos em      atividades e projetos, independentemente de suas habilidades individuais.

Garantir que os métodos de avaliação sejam justos e equitativos, tendo em consideração as diferentes formas de aprendizagem e conforme necessário.

1.2.2 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (dos estudantes)

Os alunos desenvolvem empatia ao entender as perspectivas e desafios dos colegas com necessidades especiais.

Os alunos serão capazes de explicar a importância da diversidade e da inclusão na sala de aula e na sociedade.

Os alunos serão capazes de definir o conceito de inclusão educacional e identificar suas vantagens para todos os alunos.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido em uma escola da Rede Estadual, localizada no Bairro Nova Brasília, Rua Minas Gerais 1245 Joinville SC. Sendo o mesmo desempenhado no estágio supervisionado do 5 período do curso de Licenciatura em Educação Especial, disciplina vinculada ao Centro Universitário Leonardo da Vinci. O desenvolvimento deste trabalho abrangeu os dois níveis da educação básica, a saber, o Ensino Fundamental e o Educação Infantil. Onde foram alcançadas 2 turmas, sendo elas, o 2° ano5 do ensino médio,  l maternal. Para perceber a utilização e relevância do uso da contextualização e interdisciplinaridade nas aulas, foram observadas algumas aulas que foram ministradas pelo professor tutor do estágio (10 h/aula), bem como, foram ministradas algumas aulas com uma abordagem contextualizada e interdisciplinar pelo estagiário (20h/aula), a fim de perceber o processo de aprendizagem dos alunos, a partir da participação e aprendizagem dos conteúdos abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (202.3 Kb)   docx (154.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com