TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estágio Diferentes Contextos

Por:   •  21/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E A APRENDIZAGEM

GRACIELA VIEIRA K. MOREIRA

RU: 3230291

  1. Tema

TDAH é um transtorno de déficit de atenção, podendo ter uma forte predisposição genética. Estudos demonstraram que vários genes podem estar envolvidos, associados a condições ambientais multifatoriais. Os sintomas deste transtorno são originados por disfunções no funcionamento cerebral. Estes genes determinam uma alteração na captação e liberação de neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina) na região frontal e suas conexões com o cérebro, transtornando as informações entre os neurônios. Crianças que apresentam TDAH tem dificuldade em funções cognitivas, tais como: atenção, percepção, planejamento, organização, além de falhas na inibição comportamental. Esses comportamentos dificultam o processo de aprendizagem das crianças, pois o seu rendimento acaba ficando muito a baixo do esperado em virtude das dificuldades apresentadas pelo aluno. Pois, quando o professor planejar uma atividade que exija maior concentração dos alunos, este possivelmente não irá fazer ou começará a fazer e não concluirá a atividade. O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de aprofundar o tema TDAH tão popularizado em nossos dias e suas implicações no ensino e aprendizagem. A impulsividade, a falta de atenção entre outros comportamentos se apresenta especialmente em crianças em idade pré-escolares. O diagnóstico de TDAH deve ser feito com muita cautela antes dos 6 anos de vida. Percebe-se que hoje em nossas escolas, qualquer comportamento diferenciado já é rotulado como hiperatividade muitas vezes sem ter uma avalição prévia de um profissional. Falta a nós educadores mais conhecimento para ajudar os pais a acolherem seus filhos que apresentam esta dificuldade e orientarem os mesmos a procurar um profissional especializado para ajudá-los.

  1. Problema

Qual é a dificuldade mais importante do aluno com TDAH?

O que mais atrapalha no desempenho escolar daquele aluno?

Ao conseguir responder a essas perguntas, o professor cria melhores condições para traçar as estratégias que aplicará em sala de aula. Quando se conhece aquilo que, de fato, tem atrapalhado o bom desempenho de um determinado aluno fica mais fácil pensar em solução viáveis e eficazes. Depois disso, o segundo passo importante é saber distinguir o que a pessoa com TDAH é capaz de fazer e o que não é, e assim não criar expectativas fora da realidade. Talvez essa seja uma das partes mais difíceis, mas não desanime, observar o aluno e estudar sobre o TDAH são as melhores formas de se preparar para fazer essa distinção sobre o que é sintoma e/ou consequência do Transtorno daquilo que não é. Nesse sentido, cuidado para não repreender o tempo todo: sintomas primários NÃO podem ser punidos.

        

  1. Justificativa

Os problemas causados pelo TDAH parecem ser uma combinação de três categorias que são inter-relacionadas, sendo elas: a baixa inibição de respostas, o baixo autocontrole e problemas com as funções executivas. Sendo assim, este artigo tem o intuito de poder orientar e ajudar muitos profissionais que lidam com crianças a entenderem e aprenderem sobre como diferenciar um distúrbio de aprendizagem de um comportamento indisciplinado. Além disso, estará abordando a importância da intervenção psicopedagogia no cotidiano escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (274 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com