TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção Educação Infantil

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 4

As crianças quando bem cuidadas, são uma semente de paz e esperança.

                                                            (Zilda Arms Neumann, Haiti, 2010)

       Vivemos em uma geração diferente, raramente vemos crianças brincando de pega-pega, esconde- esconde, amarelinha, carrinhos,bonecas e outros, vemos crianças com seus aparelhos, sempre vibrados em uma tela, vivendo suas aventuras virtuais.  Jogos e brincadeiras são muito importante para o desenvolvimento de uma criança, com as brincadeiras as crianças usam a imaginação,fazem amizade, explora os ambientes, aprende matemática,português, artes e outros. O ambiente onde vemos crianças sendo crianças são nas escolas. Os professores utilizando diversos métodos para incentivar os alunos a brincar e a jogar.  

        Jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento, cognitivo, físico, social e emocional das crianças, De acordo com KISHIMOTO (2002), as brincadeiras são atividades que as crianças iniciam desde  seu nascimento no convívio familiar e permanecem por toda a vida.

           Por exemplo, as atividades promovidas pela Professora com dominós, jogos da memória, boliche, ou utilizando a própria freqüência diária promovia o desenvolvimento do Raciocínio Lógico.

            As brincadeiras no Parque, de bolas, danças, coletivas ou individuais desenvolviam a expressão corporal, relações espaciais e socialização.

           Já as atividades com pinturas, massas de modelar, recortes e colagens, papel crepom, o ato de folhear revistas, as rodas de músicas e conversas, o fato de assistir ao DVD e etc. auxiliavam no desenvolvimento oral, das coordenações motoras grossas e finas, visuais, auditivas, tato e etc.

         Através dos desenhos livres ou dirigidos, as crianças transferiam para o papel, seus gostos, qualidades, interpretações das histórias contadas antecipadamente pela professora, o nível participativo em desenvolver tal atividade e etc.

As brincadeiras fornecem ampla estrutura básica para mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atividade em relação ao real. Nelas aparecem a ação na esfera imaginativa numa situação de faz de conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real e das motivações volitivas, construindo-se assim, no mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar. (Vygotsky, 1998)

Por diversas vezes a Professora permitia que as crianças brincassem livremente com brinquedos e materiais recicláveis disponíveis em sala de aula, e a partir destas brincadeiras, era possível observar as maiores afinidades, a interpretação do cotidiano familiar, tipos de eventos freqüentados por cada qual e até algum fato satisfatório ou não, que pudesse estar acontecendo na vida da criança e refletindo em seu comportamento.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - 1998, a brincadeira é inserida como ato fundamental, favorecendo a forma privada de expressões, reflexões, interações, e desenvolvimento oral entre as crianças.  Ainda, segundo o RCNE, as brincadeiras de faz-de-conta devem permear cotidianamente o universo institucional a fim de que se tornem uma prática na qual as crianças adquiram seus conhecimentos. Para isso,o professor  não   deve  intervir    nesta atividade que deve tornar-se espontânea, tendo por função  o oferecimento dos recursos e do ambiente adequado para que esta prática se desenvolva naturalmente e de maneira diversificada possibilitando às crianças que elaborem de forma independente suas brincadeiras no que condiz aos materiais utilizados, companheiros e regras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com