TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto completo ensino infantil

Por:   •  7/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.183 Palavras (13 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE

ALUNOS:

MARILEI SOLANGE DA SILVA – RA 1433422

IZABELA APARECIDA S. TORRES – RA 1432925

POLO

PIRAJUÍ

ANO

2015

AUTORAS:

MARILEI SOLANGE DA SILVA – RA 1433422

IZABELA APARECIDA S. TORRES – RA 1432925

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE

        

Trabalho de Curso apresentado à disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica da Universidade Paulista Unip Interativa. Professora orientadora: Janete Ferraz.

                

POLO

PIRAJUÍ

ANO

2015

SUMÁRIO

1- TEMA        04

2- JUSTIFICATIVA        04

3- SITUAÇÃO PROBLEMA        05

4- PÚBLICO-ALVO        05

5- OBJETIVOS        05

6- EMBASAMENTO TEÓRICO        06

7- PERCURSO METODOLÓGICO        09

8- RECURSOS        11

9- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        11

10- AVALIAÇÃO        12

11- CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

12- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1- TEMA

O presente trabalho vem abordar um tema de extrema relevância tanto no âmbito social, como político e ambiental, ou seja, da preservação do meio ambiente, pois cuidar e preservar o meio ambiente são responsabilidade de todos os seres humanos. Quanto mais tecnologia e transformações, mais o homem vai se desfazendo de noções básicas e acaba por agredir o meio em que vive.

Sabe-se que o Meio Ambiente está sendo afetado por diversos fatores e que isso significa um prejuízo de grande valia para a população mundial, em todos os sentidos e podem-se reverter essas situações através de uma educação voltada para o problema. Será que os educadores estão ao menos envolvendo os alunos nessa luta, conhecendo a necessidade dela?

Pretende-se então propor para as escolas, educadores e alunos uma parceria onde haja a contribuição de ambos para uma consciência ecológica, onde possa se realizar propostas eficazes, onde possa ocorrer a transformação da atual situação do meio ambiente.

Vale a pena ressaltar que é de extrema importância a educação ambiental na escola, por meio da aprendizagem e interação dos alunos, adquirem hábitos saudáveis ​​em relação a uma vida de qualidade.

2- JUSTIFICATIVA

Dessa forma projeto foi desenvolvido visando a grande preocupação com a questão ambiental na atualidade. Objetivando a conscientização das crianças a desenvolver o respeito e o cuidado pela preservação da natureza, pois o futuro da humanidade depende da ligação do homem com o meio ambiente. O trabalho com projetos envolverá a participação de todos e em todas as áreas para melhor conscientização do assunto trabalhado.

3- SITUAÇÃO PROBLEMA

Sabe-se que o Meio Ambiente está sendo afetado por diversos fatores e que isso significa um prejuízo de grande valia para a população mundial, em todos os sentidos e pode-se reverter essa situação através de uma educação voltada para o esse problema. Será que os educadores estão ao menos envolvendo os alunos nessa luta, conhecendo a necessidade dela? O trabalho com um projeto envolvendo todos os participantes da escola poderá ajudar na conscientização da preservação do meio ambiente?

4- PÚBLICOS ALVO

        Crianças do ensino: Educação Infantil.

5- OBJETIVOS

5.1- Objetivos Gerais

  • Conscientizar o aluno a proteger a natureza para melhorar a qualidade de vida, desenvolvendo valores, atitudes e posturas éticas sobre as questões ambientais, garantindo um meio ambiente saudável, protegendo e preservando todas as formas de vida no planeta.

5.2- Objetivos específicos

  • Conscientizar o aluno a proteger a natureza para melhorar a qualidade de vida, desenvolvendo valores, atitudes e posturas éticas sobre as questões ambientais, garantindo saudável, protegendo e preservando todas as formas de vida no planeta;
  • Conscientizar da interferência negativa do homem na natureza e na destruição das espécies;
  • Reconhecer a importância que tem a reciclagem e avaliar o que se faz com o lixo.

6- EMBASAMENTOS TEÓRICOS

O Meio Ambiente é a realidade física e orgânica de um determinado espaço, que pode compreender tanto um ecossistema como toda a biosfera, ou seja, tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Estas condições incluem solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio-cultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem.

A opção pelo trabalho com o tema Meio Ambiente traz a necessidade de aquisição de conhecimento e informação por parte da escola para que se possa desenvolver um trabalho adequado junto aos alunos. Pela própria natureza da questão ambiental, a aquisição de informações sobre o tema é uma necessidade constante para todos. Isso não significa dizer que os professores deverão "saber tudo" para que possam desenvolver um trabalho junto aos alunos, mas sim que deverão se dispor a aprender sobre o assunto e, mais do que isso, transmitir aos seus alunos a noção de que o processo de construção e de produção do conhecimento é constante (BRASIL, 2001, p. 47).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com