TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Prática

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Prática

Relatório de análise

Ao analisar as respostas dos professores do ensino público e privado, percebe-se que ambas os professores concordam que o papel do professor vai além do que é previsto em currículo. O professor tem papel fundamental na formação de aluno, mas, sobretudo, na formação de cidadãos críticos e participantes na sociedade. E também concordam que o aluno é sujeito ativo na construção de seu próprio conhecimento.

Quando perguntadas sobre a teoria ou modelo pedagógico na qual elas seguem, observa-se que o professor do ensino público não diz seguir nenhuma teoria ou modelo, porém em sua resposta observa-se características do modelo construtivista. Segundo Piaget, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver. Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as idéias.

Ao responderem sobre o contexto social, político e econômico no qual se inserem seus alunos e se estes contextos interferem em suas praticas, podemos observar que o professor do ensino público ressaltou que seus alunos tem desenvolvimento muito relacionado aos itens, devido ao contexto social desestruturado em que vivem, o que não foi relatado pelo professor do ensino privado, já que seus alunos apresentam melhor condição social e portanto não existem muitos problemas socioeconômicos inseridos em suas vidas, o que facilita no processo de aprendizagem. Porém ambos concordam que os problemas sociais e econômicos interferem na aprendizagem dos alunos.

Em relação ao planejamento de ensino desenvolvido pelas escolas vemos uma diferença gritante entre a escola publica que tem seu planejamento realizado anualmente, no qual os professores tem que tomar todas as decisões sobre o ano letivo, o que demanda bastante tempo, e a escola privada que já apresenta seu planejamento organizado para que o professor apenas realize mudanças necessárias, não sendo necessário então muito tempo para este processo.

Os elementos que compõem o plano de ensino e de aula e a estratégias escolhidas ao trabalhar um conteúdo em sala de aula pelos professores são bastante parecidos. Sendo o plano de ensino e de aula composto por: objetivos, conteúdo, exercícios e avaliação, ambos fazem o uso de exercícios com exemplos próximos a realidade dos alunos para que estes demonstrem maior interesse pelo conteúdo abordado. As professoras também concordam em utilizar como estratégia de ensino o ritmo no qual os alunos estão aprendendo o conteúdo, de forma que todo conteúdo seja assimilado pela turma. É importante ressaltar que a mesma estratégia nem sempre pode ser utilizada em todas as salas, devido aos alunos apresentarem maior ou menor facilidade em aprender a matéria e também estarem inseridos em ambientes socioeconômicos diferentes.

Nas duas escolas observa-se que a avaliação é feita através de participação e também atividades intermediarias que ficam sob a responsabilidade e autonomia do professor. Isso é importante, pois como já foi mencionado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com