TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Releitura

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Jerônimo Monteiro/ ES, 09 de novembro 2015

Aos colegas do grupo “Mais Leitores”, turma 4, 6ª etapa  do curso de

 Licenciatura em Pedagogia.

Prezados colegas,

                 Venho através dessa carta, contar para vocês um pouco sobre um projeto de leitura desenvolvido na instituição EMEF “Nicolau Borges” localizada na cidade de Jerônimo Monteiro/ES.

                A escola EMEF “Nicolau Borges” introduziu desde abril deste ano o Projeto de Leitura “LER É VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR”, uma das principais atividades do Projeto Político pedagógico da instituição, que além de despertar o aluno para a leitura, contribui para a melhoria da escrita, interpretação e visão do mundo. A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.

                 Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. A leitura freqüente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

                  Ao final de cada mês, alunos e professores apresentam atividades prazerosas, através de encenações de histórias infantis, como: Retalhinho Branco, com a música Ninguém é de ninguém e A Linda Rosa Juvenil e ainda apresentações dos diferentes ritmos musicais, "Viajando nas letras da canção", como de axé, Baião, Rock, Frevo e Funk. Com estas atividades os professores buscam estimular a oralidade, desenvolver a socialização, a criatividade e o raciocínio, além de despertá-los para o mundo das artes.

                  Estimamos, diariamente, mais de 50 literaturas requisitadas, como empréstimo, na Biblioteca da Escola através de rodízios. Após cada leitura o aluno preenche uma ficha sobre a história lida, constando o autor, personagens principais, título e uma pequena resenha. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.

                  Foi muito bom pesquisar sobre esse projeto de leitura, achei muito interessante e enriquecedor. Quem lê descobre o mundo.

Atenciosamente,

Simone Cassimiro de Souza Martins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com