TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Educação

Por:   •  3/4/2017  •  Resenha  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

  1. Universidade Estadual do Ceará-UECE

  1. CENTRO DE EDUCAÇÃO - CED

  1. Coordenação do Curso de Pedagogia – COPED

Introdução a educação

Aluno (a): Nayara Lopes do Vale

Curso: Pedagogia/Licenciatura Plena 2016.1

Professora: Raquel Beserra

  1. [pic 2]

 

Síntese 

Livro: O que é educação?

Autor - Carlos Rodrigues Brandão

        A educação está presente em todos os lugares e momentos, de um modo ou de muitos. As definições são diversas para especificar o que educação mas, é certo que existem vários tipos de educação, e o que pode ser educação para uns pode não ser para outros, o autor do livro Carlos Rodrigues Brandão, cita na sua obra o exemplo do índio e do homem branco fazendo menção da concepção de educação que ambos adotam.

        Muito coisa se discute hoje sobre a educação, mas é certo que os pontos principais que norteiam esses diálogos, é o fato de  que não há uma só forma nem um único modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela acontece e o professor profissional não é o único praticante.

        Pode-se concluir que a educação depende da necessidade de cada país, sociedade, classe, tribo, categoria, seja para ensinar o jovem índio a caçar, seja para a dominância de outros povos, da família a comunidade a educação está espalhada em todos os mundos sociais de diversas formas, tendo como missão transformar sujeitos e mundos em alguma coisa melhor de acordo com as imagens que tem uns dos outros.

        Dentro das sociedades que não tem nada próximo de escolas, o ensino é passado através da transferência de saber, o ver e imitar, Émile Durkheim cita: “Sob regime tribal, a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos do clã”. (p. 18-19). Porém quando o homem se vê inserido em uma sociedade mais complexa socialmente, ele vê a necessidade de fragmentar esse ensino delimitando o acesso ao conhecer que não se torna mais comunitário em sua essência.

Então surge a escola, chegando mais próximo do modelo de ensino que temos quando pensamos em relação a educação, então ela é tomada por interesses políticos de controle reproduzindo desigualdades sociais por sobre igualdades naturais, separando o nobre do plebeu.

Na Grécia, a educação apontava para a beleza do corpo e a clareza da mente, mais tarde com pensadores como Sócrates, ela começa a ser pensada como formadora do espírito. Em Roma a educação iniciava-se em casa primeiramente, e em sua maioria com a intenção de manter e preservar os valores de seus antepassados, e a formação da consciência moral.

O sociólogo Émile Durkheim traz inúmeras indagações em relação a todos os pensamentos já formados até então, como o de que a educação tem como objetivo o alcance da perfeição, mas qual é esta perfeição, e quem é capaz de defini-la?  Entre outras. Não se pode pensar em educação como apenas o trabalho do corpo e da mente de homens “soltos”, ela é uma exigência de grupos sociais na formação de pessoas na e para a sociedade. Como manutenção da ordem de cada grupo social, em cada momento da história. Entretanto seria errôneo dizer que ela é somente para um “fim social”, mas inevitavelmente surge de uma prática social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com