TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Educação?

Por:   •  29/6/2018  •  Resenha  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – GOIÁS.

CAMPOS GOIÂNIA

CURSO: LICENCIATURA MÚSICA.

DICIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: LUCIENE

ACADÊMICO: ROGÉRIO MENEZES GONÇALVES.

        BRANDÃO, Carlos. O que é educação?

EXERCÍCIO 1

        Elabore um texto conceituando o que é a educação, fundamentando-se em Brandão (2006) e Coêlho (2012). O filme de Kaspar Hauser ilustra a discussão sobre a educação como processo de socialização do homem para a vida em comum. Faça uma articulação, explicitando essa ideia. Faça de 2 a 3 citações diretas, sendo uma delas recuada (citação com mais de 3 linhas) a 4 cm da margem; ao final faça a referência bibliográfica.

        Normas para os trabalhos digitados:

        Espaçamento entre linhas – 1,5

        Fonte: arial ou times new roman

        Tamanho: 12

        Texto justificado com parágrafos de 1,25

        Citação recuada – deve ter fonte 10 e espaço simples entre as linhas.

        Conceituando o que é a educação, fundamentando-se em Brandão (2006) e Coêlho (2012)

Não há uma forma única nem um único modelo de educação a escola nãoé o único lugar onde ela aconteçe e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante.(BRANDÃO, 2006, p.9).

        Brandão remete a expressão em seu texto ensinar e aprender que é o processo de transmissão dos vários conhecimentos que vão passando de pais para filhos e uns para outros em uma socialização existente em uma sociedade. “ As pessoas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quem sabe-e-faz, para quem não-sabe aprende. (BRANDÃO, 2006, p.16).

        Brandão traz em seus conceitos que educação só obtida através da socialização do indivíduo no meio. Traz em sua fundamentação a palavra inculcação que define  em “etapas sucessivas de categorias gerais, parciais ou especializada de saber e habilidade. (BRANDÃO, 2006, p.23)”

        Também cita a expressão endoculturação onde diz que :

“ Tudo o que existe disponível e criado em uma cultura como conhecimento que se adquire atrabés da experiência pessoal com o mundo  ou com o outro; tudo o que se aprende de um modo ou de outro faz parte do processo de endoculturação, atrabés do qual um grupo social aos poucos socializa, em sua cultura, os seus membros, como tipos de sujeitos SOCIAIS.(BRANDÃO, 2006, p.25)”

        Segundo Coelho(2012), a educação atual está reduzida, e que o papel dela é preparar para vida profissional e funcional e que atualmente não esta cumprindo o seu lugar. Cita o modelo da Grécia que o homem era formado para ser feliz com caráter e virtuosidade em suas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com