TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Educação

Por:   •  2/11/2019  •  Resenha  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 8

                                                [pic 1]

Disciplina – Introdução à História das Instituições Escolares

Atividade à Distância - Fichamento do livro: O Que é Educação

Aluna: Maria Clara Nicacio de Azevedo

Curso: Pedagogia - Vespertino

Rio de Janeiro

2019.2

Atividade à Distância - Fichamento do livro: O Que é Educação. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (caps. 1 a 5 - p.7 a p.53)

Capítulo 1 - Educação? Educações: aprender com o índio. (BRANDÃO, 2007, p.7 à p.12)

Segundo o autor “ninguém escapa da educação”. (BRANDÃO, 2007 p.7)

A educação acontece em diversos lugares e de várias formas.

Os índios foram enviados para a escola de brancos e resultou em não estarem preparados para a vida indígena nas aldeias.

A escola não é o único local de aprendizagem e o professor não o único a ensinar.

Existe educação em diferentes mundos. Em culturas com ou sem o Estado.

A educação ocorre em diferentes povos: na família, na comunidade, enfim uma educação em todos os mundos sociais; sem livros, sem professor, sem escolas e também com especialistas e métodos pedagógicos A educação pode ser comunitária ou imposta por um sistema centralizado.

A educação é uma vertente dos vários modos de vida dos grupos sociais através de trocas entre os indivíduos.

O autor faz referência à educação indígena destacando o fato dos índios conhecerem a educação do colonizador como sendo uma educação que não serve para ele, pois eles possuem seus recursos dentro de sua cultura. (BRANDÃO, 2007, p.11)

A educação ocorre também com a transmissão de conhecimentos facilitando a capacidade de reflexão respeitando crenças e ideias.

O educador tem liberdade para agir, mas deve ter cuidado para não ser usado pelos interesses políticos, constituindo assim, um ponto de fraqueza.

A educação está presente no imaginário das pessoas e nas ideologias dos grupos sociais, a  partir da afirmação do autor. (BRANDÃO, 2007, p.12)

Capítulo 2 - Quando a escola é a aldeia. (BRANDÃO, 2007, p.13 à 26)

A educação acontece mesmo em locais onde não há escola. A cultura que é transmitida de para geração, aprendendo com a própria vida a evoluir.

Os animais aprendem por instinto. O homem também pode aprender observando atitudes e situações.

O homem é capaz de “transformar com trabalho e consciência”, (BRANDÃO, 2007, p.14) a educação não ocorre apenas em situações de trocas, mas quando há a presença de uma evolução do mesmo.

O ato de aprender e ensinar podem ser observados quando um povo evolui em sua organização e enfrenta suas demandas tanto sociais como no trabalho, Nesse momento a educação vem à consciência trazendo os paradigmas para uma educação social.

Antes que esse processo ocorra entre um grupo de índios, a educação se apresenta de forma diversificada chegando a parecer invisível.

Os antropólogos que pesquisaram as variadas tribos, não fazem uso da palavra educação, uma vez que, descrevem apenas relações do cotidiano indígena no qual foram observados rituais, onde crianças aprendem e jovens são admitidos no mundo dos adultos.

A educação indígena, observada por antropólogos, cabe apenas em ensinar a caçar, fabricar seu arco e flecha e a introspecção de regras sociais e moralidade, regulando a conduta dos membros da tribo.

Não são levados em consideração pelos antropólogos os processos formais de educação. Não existe uma escola para a aprendizagem dos saberes tribal e recitação de rezas sagradas. Tudo que sabem aprendem por trocas entre os mais sábios.

Nas aldeias, toda relação entre a criança e a natureza, orientada pelos conhecedores constituem uma relação de aprendizagem.

Émile Durkheim, explica o seguinte sobre a afirmativa acima:

“Sob regime tribal, a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos do clã. Não há mestres determinados, nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papeis são desempenhados por todos os anciãos e pelo conjuntos das gerações anteriores”. (BRANDÃO, 2007, p.18)

As meninas aprendem com as mais experientes e sábias da tribo e os meninos entre jogos e brincadeiras com seu grupo de idade. A aprendizagem ocorre no cotidiano da aldeia e quase sempre de forma imposta.

O autor nos relata que os saberes diversos da aldeia envolvem situações pedagógicas interpessoais, familiares e comunitárias, onde não surgiram ainda técnicas pedagógicas escolares. (BRANDÃO, 2007, p.20) e todos os saberes e valores do grupo tem sua dimensão pedagógica.

Segundo o autor, em uma aldeia, como em todas do mundo, nunca as pessoas crescem a esmo e aprendem ao acaso. (BRANDÃO, 2007, p.23)

Segundo Brandão, podemos chamar de endoculturação todos os contextos sociais coletivos de formação do adulto. (BRANDÃO, 2007, p.23)

A educação faz parte da endoculturação. O ato de crescer, a maturação, transformação, capacitação, enfim, a formação de um sujeito social, o homem natural é a matéria prima.

A educação formal acontece sempre que o indivíduo aprende algo fora do ambiente escolar e o ensino formal é o momento em que a educação se sujeita à pedagogia.

Capítulo 3 - Então surge a escola. (BRANDÃO, 2007, p.27 à 35)

Quando a sociedade tem a necessidade de saber e de ensinar a saber, a educação torna-se o ensino, a pedagogia, reduzindo a aldeia à escola e transformando “todos” em educador.

O trabalho pedagógico de formação dos jovens indígenas é proferido por educadores escolhidos para que os meninos saiam jovens adultos e guerreiros e as meninas prontas para o casamento.

Em toda comunidade humana onde não há divisão do trabalho entre classes e não há o exercício do poder centralizado, como o Estado, existe a educação sem haver escola.

Nas civilizações antigas como Grécia e Roma vamos encontrar um sistema pedagógico controlado por um poder externo. Assim aos poucos, ocorre com a educação um interesse político de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com